Aprendemos desde criança a oração do “Vinde Espírito Santo” e a rezamos diversas vezes, mas nem sempre percebemos a riqueza da realidade espiritual que ela contém ou o que deveriam significar em nossas vidas tais palavras. Pede a oração: “Vinde Espírito Santo […] Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra”. Para entender este pedido, devemos recordar os primeiros dois versículos do livro do Gênesis: “No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra era sem forma e vazia, e sobre o abismo havia trevas, e o espírito de Deus pairava sobre as águas”. Lá estava o Espírito de Deus, na criação, transformando o abismo e as trevas, ou seja, o caos, em ordem e harmonia.
Se o Espírito Santo é aquele que dá forma à criação, depois que esta foi corrompida pelo pecado, é também Ele que pode renovar a face desta terra tão machucada e realizar uma nova criação! Não começando de novo, como se apagasse com uma borracha, mas renovando, transformando a criação, nos fazendo novas criaturas. Deus quer renovar nosso universo, a complexidade do nosso ser, transformando em harmonia pela graça o que está no caos pelo pecado. Sobre isso nos fala a experiência de um monge cartuxo que viveu na Idade Média, mas seu testemunho continua atualíssimo:
“Sinto, Senhor, que a terra do meu espírito é ainda inconsistente e vazia, que as trevas cobrem a experiência do abismo… Ela está com efeito na confusão como em uma espécie de caos espantoso e obscuro, ignorando tanto o seu fim como a sua origem e o modo de sua natureza… Assim está minha alma. Deus meu, assim está minha alma. Terra deserta e vazia, invisível e informe, e as trevas cobrem a superfície do abismo… Mas o abismo do meu espírito te invoca, Senhor, para que Tu cries, também de mim, novos céus e nova terra”. (Guigo II, Meditações V) Que oração! Que profunda experiência do Espírito Santo este homem teve! Somente reconhecendo o seu caos, pode abrir espaço à ação do Espírito Criador.
É isto que precisamos sentir quando pedimos: Vinde Espírito Santo! Precisamos reconhecer o abismo em que nos encontramos e clamar: Renova-me! Recria-me! Por fim, meditemos e rezemos com a primeira parte de um antigo hino da Igreja, composto no século IX, chamado Veni Creator: “Ó Espírito que suscitas o criado, penetra os teus fiéis em profundidade, derrama a plenitude da graça nos corações que para ti criaste”.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO:
– 29.05.2020 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral*
– 30.05.2020 – Sábado
17h – Missa na Catedral*
– 31.05.2020 – Domingo
7h – Missa na Catedral
9h – Missa na Catedral**
10h – Missa na Comunidade Espírito Santo (restrita, entrada permitida somente com agendamento prévio com a coordenação)
18h – Missa na Catedral
– 1º.06.2020 – Terça-feira
18h30 –Missa na Catedral*
– 02.06.2020 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com bênção da saúde*
– 03.06.2020 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral*
– 04.06.2020 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral*
*com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América AM 1270 e YOUTUBE Catedral São João Batista – Montenegro).
LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida (somente 25%). Sentar-se nos lugares demarcados. Estar de máscara durante a missa. Higienizar as mãos na entrada com álcool gel.