O Evangelho (Mt 9,36-10,8) do 11º Domingo do Tempo Comum nos relata o chamado e o envio dos discípulos sob a ótica do amor e da solicitude de Deus pelo seu Povo. Não esqueçamos isto: Deus nunca se ausentou da história dos homens; Ele continua a construir a história da salvação e a insistir em levar o seu Povo ao encontro da verdadeira liberdade, da verdadeira felicidade, da vida definitiva.
Como é que Deus age hoje no mundo? A resposta que o Evangelho deste domingo dá é: através desses discípulos que aceitaram responder positivamente ao chamamento de Jesus e embarcaram na aventura do Reino. Eles continuam hoje no mundo a obra de Jesus e anunciam – com palavras e com gestos – esse mundo novo de felicidade sem fim que Deus quer oferecer aos homens.
Mas atenção! Jesus não chama apenas um grupo de especialistas para O seguir e para dar testemunho do Reino. Os doze representam a totalidade do Povo de Deus. É a totalidade do Povo de Deus (os doze) que é enviada, a fim de continuar a obra de Jesus no meio dos homens e anunciar-lhes o Reino. Tenho consciência de que isto me diz respeito e que eu pertenço à comunidade que Jesus envia em missão?
Qual é a missão dos discípulos de Jesus? É lutar objetivamente contra tudo aquilo que escraviza o homem e que o impede de ser feliz. Hoje há estruturas que geram guerra, violência, terror, morte: a missão dos discípulos de Jesus é contestá-las e desmontá-las; hoje há valores (apresentados como o último grito da moda, do avanço cultural ou científico) que geram escravidão, opressão, sofrimento: a missão dos discípulos de Jesus é recusá-los e denunciá-los; hoje há esquemas de exploração (disfarçados de sistemas econômicos geradores de bem-estar) que geram miséria, marginalização, debilidade, exclusão: a missão dos discípulos de Jesus é combatê-los. A proposta libertadora de Jesus tem de estar presente (através dos discípulos) em qualquer lado onde houver um irmão vítima da escravidão e da injustiça. É isso que eu procuro fazer?
O nosso serviço ao Reino é um serviço totalmente gratuito, ou é um serviço que serve para promover os nossos interesses, a nossa pessoa, os nossos esquemas de realização pessoal?
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
16.06.2023 – Sexta-feira
19h30 –Missa na Catedral- 2º dia de Novena
* Após a missa Jogo de cartelas no salão paroquial com venda de lanches e bebidas
17.06.2023 – Sábado
15h30 – Missana Com. Nª Sra. do Rosário
16h – Missa na Com. Pinheiros
17h – Missa na Catedral– 3º dia da Novena
17h30 – Missa na Com. Nª. Sra. dos Navegantes
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
19h – Missa na Com. Santo Antônio
18.06.2023– Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Bom Pastor
09h – Missa na Catedral **
10h – Missa e Pré-Novena na Com. Nª Sra. das Graças
18h – Missa na Catedral– 4º dia da Novena (A partir das 17h até após a missa venda de pastéis no pátio)
19.06.2023 – Segunda-feira
19h30 – Missa na Catedral – 4º dia da Novena(A partir das 17h até após a missa venda de enroladinhos no pátio)
20h –Terço Interativo na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
20.06.2023 – Terça-feira
19h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde– 5º dia da Novena (A partir das 17h até após a missa venda de pastéis no pátio)
21.06.2023 – Quarta-feira
19h30 – Missana Catedral–6º dia da novena (A partir das 17h até após a missa venda de lanches no pátio)
22.06.2023 – Quinta-feira
19h30 – Missana Catedral – 7º dia da novena (A partir das 17h até após a missa venda de lanches no pátio)
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.
Festividades do Padroeiro
24 de junho. Sábado – Dia de São João Batista.
Festa de São João dos movimentos e pastoraisa partir das 14h no pátio da catedral com venda de comes e bebidas típicas
Missa as 17h e após procissão luminosa até a praça Rui Barbosa
25 de junho. Domingo
Missa as 09h na catedral e após almoço no salão paroquial. Cartões a venda na secretaria paroquial( para almoçar no local ou levar para casa).