Queridos irmãos e irmãs, este quarto Domingo da Páscoa é conhecido como “O Domingo do Bom Pastor”. No Evangelho (Jo 10, 11-18) o Senhor nos diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas […]. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, […]. Eu dou minha vida pelas ovelhas”. Que belas palavras o Senhor nos dirige, enchendo de alegria nosso coração, por termos um Deus que nos guia e dá Sua vida por amor. É no mistério do amor de Deus que compreendemos estas palavras de Jesus. As imagens do pastor e do rebanho parecem tão distantes de nossa cultura urbana (algumas crianças e jovens nem mesmo viram um rebanho…), mas, mesmo assim, estas imagens são tão claras, que podem compreendidas com facilidade. O pastor ama o rebanho, não é como o mercenário, que apenas se aproveita do rebanho, quer roubá-lo, matá-lo.
Esta oposição entre o pastor e o mercenário é muito atual. Toda a autoridade, seja religiosa ou civil, deve ser exercida com os mesmos sentimentos de amor e entrega do Bom Pastor. Podemos nos perguntar: Os líderes religiosos (aqui entendidos em sentido amplo, incluem-se os de outras religiões) de nosso tempo têm características de pastor ou mercenário? As autoridades civis, os políticos, têm cuidado do rebanho, promovendo a vida e a justiça? Quem são os verdadeiros pastores e os mercenários de nossos tempos? Como distinguir? O critério é Cristo e o evangelho! O amor e a entrega do Bom Pastor nos mostram como deve ser vivida a autoridade. Autoridade é serviço e cuidado; caso contrário, não serve para nada. Uma rápida análise do nosso contexto atual nos mostra que vivemos esta “crise da autoridade”, pois poucos são pastores, e muitos os mercenários. Aqui está um dos motivos de nossa crise religiosa e política atual.
Como mudar esta situação? Começando em nós mesmos a ter os sentimentos do Cristo Bom Pastor e cooperando com Ele. O pastor nos ensina a fazer pastoral, que é o trabalho de cuidado do rebanho. A missão da nossa comunidade é pastoral, por isso existem tantas iniciativas de trabalho com jovens, crianças, casais, doentes, encarcerados, etc. Existe muito trabalho (pastoreio) e faltam trabalhadores. Com pequenas atitudes e algum tempo dedicado podemos cooperar com Jesus em Sua obra, e fazermos de nossa sociedade um lugar melhor. Você que está lendo este artigo, já pensou em engajar-se em uma pastoral? O Bom Pastor lhe chama! Converse com o padre ou alguém da comunidade e venha cooperar com o pastoreio do Senhor. Cristo procura cooperadores para criarmos uma “cultura de serviço” em meio ao mundo tão influenciado por mercenários.
O Bom Pastor deu a vida por nós, não tenhamos medo de dar a vida por Ele!
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO
23.04.2021–Sexta-feira
18h30 – Via Lucis e Missa na Catedral *
24.04.2021 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral *
17h30 – Missa de Páscoa na Com. Aparecida
19h – Missa na Com. Santos Reis
19h – Missa na Com. São José do Maratá
25.04.2021 – Domingo
7h- Missana Catedral
8h30 – Missa na Com. Bom Pastor
8h30 – Missa na Com. Santo Alberto Magno
9h- Missana Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
15h – Ordenação Diaconal e Romaria Vocacional em Bom Princípio **
18h- Missa na Catedral
26.04.2021–Segunda-feira
20h – Terço interativo na Comunidade Nª Sra. das Graças**
27.04.2021– Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da saúde*
28.04.2021– Quarta-feira
20h – Missa Festiva dos 150 anos da Paróquia na Catedral **
29.04.2021– Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral*
*com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.
LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida (25% da capacidade da Igreja). Manter o distanciamento na igreja; Estar durante a missa com Máscara; Higienizar as mãos na entrada com álcool gel.