Queridos irmãos e irmãs, o evangelho deste Domingo (Mc 10, 17-30) narra o encontro de Jesus com um homem muito rico. O homem, ao encontrar Jesus,pergunta: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Esta pergunta, com certeza, já nos fizemos enquanto cristãos e procuramos, de alguma forma, a resposta. Como ir para o céu? Como entrar no Reino de Deus? Temos que admitir que algumas vezes surge em nosso coração o medo da condenação eterna. Nos esforçamos para sermos bons: bons cidadãos, bons cristãos, bons pais e mães, bons padres, etc. Mas Jesus responde à pergunta do homem rico, e à nossa, com outra pergunta: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém”. Aqui nos chocamos com uma realidade: nós não somos bons!
Como não somos bons? Se faço coisas boas e procuro não errar, como posso não ser bom? De fato, temos sempre que buscar a bondade, mas não é sábio e prudente (cf. 1ª leitura da Sb 7, 7-11) de nossa parte nos considerarmos bons. Se olharmos mais a fundo o nosso coração e, com isso, nossas intenções, desejos e paixões percebemos que temos, sim, maldades dentro de nós. É preciso reconhecer! Somente quando reconheço que sou mau por mim mesmo e por minha culpa é que posso me abrir a um processo de cura. Só pode pedir salvação aquele(a) que está em apuros. O rico, que tem segurança em suas coisas e riquezas, tem dificuldade de dizer: “eu não posso… me ajude…” e, por isso, é difícil salvá-lo. Jesus nos convida à entrega total de nossas seguranças em sua providência.
Os discípulos se perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” se somos, de fato maus e apegados em nossas seguranças. Jesus responde: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. Aqui estamos diante de uma segunda realidade: a salvação é gratuidade e não merecimento. Nós, por mais que nos esforcemos em sermos bons, não merecemos a salvação. Só Deus é bom. Se pensarmos assim, seremos amigos da sabedoria e permitiremos que a força da Palavra de Deus opere em nós os frutos de arrependimento e conversão, pois a Palavra, que é o próprio Jesus, “julga os pensamentos e as intenções do coração” (Cf. 2ª leitura de Hb 4, 12-13). Precisamos ser apenas gratos por esta salvação e viver, por amor ao Salvador, o que Ele nos pede.
Hoje, às 18h30min, na Catedral São João Batista, teremos a celebração da luz e uma bênção especial às gestantes pelo dia do nascituro. Venha celebrar conosco o encerramento da semana da vida!
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO
08.10.2021 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção as gestantes*
19h – Terço na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
09.10.2021 – Sábado
15h – Encontro do CLJ na Catedral
15h30 – Missa Festiva na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra Aparecida – 3º dia do Tríduo
19h – Missa na Com. Santo Alberto Magno
19h – Missa na Com. São José do Maratá
10.10.2021 – Domingo
07h- Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santos Reis
09h – Missa na Catedral**
10h – Missa na Com. Nª Srado Perpetuo Socorro
18h – Missa na Catedral
11.10.2021 – Segunda-feira
20h – Terço Interativo na Com. Nª Sra. das Graças **
12.10.2021 – Terça-feira- Feriado
10h – Missa Festiva na Com. Nª Sra. Aparecida e logo após almoço
15h30 – Missa no Lar Solar das Bromélias
18h30 –Missa na Catedral com benção da saúde
13.10.2021 – Quarta-feira
18h30 –Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
14.10.2021 – Quinta-feira
18h30 –Missa na Catedral
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário
A partir do dia 10/10 (domingo), transmitiremos SOMENTE mais as missas das 9h aos domingos pelas redes sociais;
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.