Seremos julgados pelo amor

Neste final de semana celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. A liturgia da Palavra deste domingo fala-nos do Reino de Deus (esse Reino de que Jesus é rei). Apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história (através do amor) e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir.

O Evangelho (Mt 25,31-46) apresenta-nos, num quadro dramático, o rei Jesus a interpelar os seus discípulos acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os desassistidos, os desprotegidos. A questão é esta: o egoísmo, o fechamento em si próprio, a indiferença para com o irmão que sofre, não tem lugar no Reino de Deus. Quem insistir em conduzir a sua vida por esses critérios ficará à margem do Reino.

O amor ao irmão(ã) é, portanto, uma condição essencial para fazer parte do Reino. Nós cristãos, cidadãos do Reino, temos consciência disso e sentimo-nos responsáveis por todos os irmãos que sofrem? Os que não têm trabalho, nem pão, nem casa, podem contar com a nossa solidariedade ativa? Os imigrantes, perdidos numa realidade cultural e social estranha, vítimas de injustiças e violências, condenados a um trabalho escravo e que, tantas vezes, não respeita a sua dignidade, podem contar com a nossa solidariedade ativa? Os pobres, vítimas de injustiças, que nem sequer têm a possibilidade de recorrer aos tribunais para que lhes seja feita justiça, podem contar com a nossa solidariedade ativa? Os que sobrevivem com pensões de miséria, sem possibilidades de comprar os medicamentos necessários para aliviar as suas agonias, podem contar com a nossa solidariedade ativa? Os que estão sozinhos, abandonados por todos, sem amor nem amizade, podem contar com a nossa solidariedade ativa? Os que estão presos a um leito de hospital ou a uma cela de prisão, marginalizados e condenados em vida, podem contar com a nossa solidariedade ativa?

O Reino de Deus – isto é, esse mundo novo onde reinam os critérios de Deus e que se constrói de acordo com os valores de Deus – é uma semente que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história (através do amor) e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir. Não esqueçamos, no entanto, este fato essencial: o Reino de Deus está no meio de nós; a nossa missão é fazer com que ele seja uma realidade bem viva e bem presente no nosso mundo. Depende de nós fazer com que o Reino deixe de ser uma miragem, para passar a ser uma realidade a crescer e a transformar o mundo e a vida dos homens.

Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
24.11.2023 – Sexta-feira
18h30 –Missa na Catedral
25.11.2023 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral
18h – Apresentação da Orquestra de Salvador do Sul na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida
19h – Missa na Com. SantoReis
26.11.2023– Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. São josé do Maratá c/ Profissão de Fé Eucaristia 1
09h – Missa na Catedral **
10h – Missa na Com Nª Sra. das Graças
10h – Missa na Com Nª Sra. do Perpetuo Socorro
10h30 – Culto Ecumênico na Com Santo Alberto Magno
14h30 – Ordenação Diaconal do Seminarista Rodrigo Schneider em Estrela
18h – Missa na Catedral
27.11.2023 – Segunda-feira
20h –Terço Comunitáriona Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Missana Com. Santo Antônio
28.11.2023 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
20h – 2ª Cantata Ecumênica na paróquia Sagrado Coração de Jesus da Timbaúva
29.11.2023 – Quarta-feira
18h30 – Missana Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
30.11.2023 – Quinta-feira
15h – Missa no Lar Sagrada Família
18h30 – Missana Catedral
20h – Assembleia Pastoral Paroquial na Com. Nª. Sra. das Graças
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques