Se conhecesses o dom de Deus!

Irmãos e irmãs, estamos vivendo o terceiro Domingo da Quaresma. Jesus é verdadeiro Mestre e Senhor, o doador da Vida, o Messias. Santo Efrém, diácono e doutor da Igreja (+ 306) nos ensina, comentando o Evangelho desde Domingo (Jo 4, 5-42) que “Nosso Senhor veio à fonte como um caçador, ele pediu água para podê-la dar; pediu de beber como alguém sedento, para ter a oportunidade de saciar a sua sede. Fez uma pergunta para a samaritana para lhe poder ensinar e, por sua vez, ela lhe fez uma pergunta”. Com esta pedagogia Jesus toca profundamente o coração daquela samaritana, que no início do diálogo ainda interpretava o poço, a água, a sede, de um modo literal, mas Jesus lhe anunciava realidades muito mais altas, que ela foi percebendo durante o diálogo.
Jesus age assim conosco, a partir de elementos e situações de nossa vida, Ele vai revelando seus desígnios de amor e Sua vontade para conosco. Por isso, deve ressoar em nosso coração esta Palavra do Senhor: “Se tu conhecesses o dom de Deus, e quem é que te pede: Dá-me de beber, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria a água da vida”. A água da vida é próprio Cristo, do qual se bebermos, não teremos mais sede! Esta água também nos recorda o Batismo e o Espírito Santo que recebemos, como dom de Deus. Em Jo 7, 37-39 o Senhor afirma: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba […] Do seu interior correrão rios de água viva”. O que podemos pedir ao Senhor depois disso? O mesmo que a samaritana: “Senhor, dá-me dessa água!”.
Outro aspecto desta passagem que pode nos ajudar a viver a Quaresma é o fato de que o encontro com o Senhor nos faz reconhecer o pecado. Quando o Senhor revela à samaritana seu pecado (v. 18), ela afirma: “Nisto falaste a verdade!”. No v. 25 a samaritana afirma: “Sei que o Messias vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”, e no final do Evangelho (v. 39) os samaritanos abraçavam a fé por causa da palavra da mulher que testemunhava: “Ele me disse tudo o que eu fiz”. Aqui podemos concluir que o verdadeiro encontro com o Senhor (o verdadeiro homem) nos faz enxergar melhor a nós mesmos, assim passamos a perceber que nossos pensamentos, palavras e ações muitas vezes estão longe daquilo que nos pede o Senhor. Por isso, aceitemos a verdade sobre nós mesmos que Jesus nos traz, reconhecendo sermos pecadores e nos abrindo a misericórdia de Deus nesta quaresma.

Pe. João Vitor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO
13.03.2020 – Sexta-feira
18h30 – Via sacra e Missa na Catedral
14.03.2020 – Sábado
Assembleia Regional do MCC – Caxias do Sul (13 a 15)
Encontro Kairós Masculino – Bom Princípio
15h – Pós Encontro Girassol – Salão Paroquial
15h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora do Rosário
16h – Missa na Comunidade Pinheiros
17h – Missa na Catedral c/Batizados
17h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes
19h – Casamento de Cássio e Vanessa– Comunidade Santo Antônio
19h – Missa na Comunidade Imaculado Coração de Maria
15.03.2020 – Domingo
1° Vivência Catequética Diocesana – Bom Princípio
7h- Missa na Catedral
8h30 – Missa na Comunidade Bom Pastor
09h- Missa na Catedral
10h – Missa na Comunidade Nossa Senhora das Graças
11h30 – Galeto para levar Família Maria Domingas – Comunidade Nsa. Sra. Das Graças
18h- Missa na Catedral c/Primeiro Escrutínio – Crisma Adulto
19h – Momento de Oração do Grupo MCJ
17.03.2020 – Terça-feira
14h – Pastoral da Saúde
14h – Cáritas
18h30 – Missa na Catedral com benção da saúde
18.03.2020 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral
19h30 – Adoração ao Santíssimo na catedral
19h30 – Terço na Comunidade Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro
19.03.2020 – Quinta-feira
14h – Cáritas
14h – Pastoral da Saúde
18h30 – Missa na Catedral

Últimas Notícias

Destaques