Sagrada família de nazaré

Todos os anos no domingo após o Natal ou no dia 30 de dezembro, a Igreja faz memória da Sagrada Família de Nazaré. A Solenidade da Sagrada família de Nazaré, leva-nos a meditar a família de Jesus e, nela a nossa família e todas as famílias cristãs. Estamos vivendo o tempo do Natal, onde o Verbo que se fez carne e veio morar entre nós (Jo 1,14), manifesta de que jeito Deus é e nos mostra a sua vontade para nós, que é o amor sem medida, a misericórdia, a justiça e a paz. (Jo 14,9). Deus quis manifestar-se aos homens numa família humana. Ele quis nascer numa família, para mostrar a importância de um lar cristão na formação do ser humano em todas as suas potencialidades e dimensões.
José, um homem temente a Deus, é orientado por sonhos sobre como pode proceder para proteger o Menino Deus da perseguição operada por Herodes. Maria, aquela que gerou e trouxe o Filho de Deus ao mundo, confia a sua vida e a de Jesus sob a proteção de José, que por sua fé, acolhe as indicações do anjo.
A Sagrada Família é imagem da união e coragem em vista da proteção daquilo que de mais sagrado possuem: Jesus Cristo, o Príncipe da Paz. Protegem-no das ameaças daqueles que não o querem ver crescer e apresentar a Deus como um Pai amoroso que acolhe a todos aqueles que desejam tê-lo em suas vidas. Protegem-no de todos aqueles que querem silenciá-lo pois sua Palavra poderá trazer vida nova ao mundo.
Protegem-no para que nós, hoje, possamos escutá-lo, compreender sua mensagem e nos permitirmos ser transformados por ela.
Como imitar a Sagrada Família nos dias atuais?
O Messias quis começar a sua missão salvífica no seio de uma família simples, onde o lar foi a primeira realidade humana que Jesus santifica com a sua presença.
A Sagrada Família é proposta pela Igreja como modelo de todas as famílias cristãs, pois nela Deus está sempre no centro de suas decisões e ocupa sempre o primeiro lugar e tudo. A família é antes de tudo uma grande escola de virtudes humanas e teologais e o primeiro lugar de encontro com Deus.
Por isso, a família é chamada de Igreja doméstica, onde as crianças devem aprender os princípios básicos da fé na experiência concreta do dia a dia e lugar onde os esposos buscam a sua santificação e a realização plena de sua vocação matrimonial. A família como célula mãe da sociedade, é a principal escola de todas as virtudes sociais, pois é nela que se aprende e vive a obediência, a fraternidade e o sentido de responsabilidade. Quando a família vai bem, toda a sociedade prospera. Neste sentido faça você mesmo uma avaliação de como você é família.
1. Nas horas difíceis em minha casa, eu sou uma pessoa presente, atuante, procuro promover a unidade, sou aquele que motiva e dá suporte ao outro que caiu ou que está passando necessidade?
2. Eu como pai ou mãe procuro promover em meu lar um espaço para em família escutar a Palavra de Deus, orar juntos e fortalecer os vínculos familiares em oração?
3. Exercito o diálogo e mais ainda a escuta, com meu cônjuge e meus filhos?
4. Procuro viver a minha maternidade ou paternidade de forma responsável, sendo presença na vida dos meus filhos e construindo um laço forte de amizade, de confiança e de uma autoridade que não precisa usar de autoritarismo ou a opressão?
5. Como filho, estou presente na vida dos meus pais idosos, procurando ampara-los em todas as suas necessidades seja afetivo ou material ou infelizmente ando ausente?
Pe. Diego Knecht

PROGRAMAÇÃO

27.12.2019 -Sexta-feira
18h30- Missa na Catedral
19h30 – Ministério Jovem – Centro Catequético
28.12.2019- Sábado
17h- Missana Catedral c/ Posse do Novo Vigário Paroquial – Pe. João Vitor Freitas dos Santos
29.12.2019- Domingo
7h- Missa na Catedral
09h- Missa na Catedral
19h- Missa na Catedral
31.12.2019- Terça-feira
18h30- Missa na Catedral
01.01.2020 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral
02.01.2020 – Quinta-feira
18h30- Missa na Catedral

Últimas Notícias

Destaques