Estimados irmãos e irmãs, a liturgia deste Domingo (12° do Tempo Comum) nos convida, em meio às tempestades desta vida, a colocar nossa confiança no Senhor, aquele que tem poder sobre tudo. Jó, na primeira leitura (Jó 38, 1. 8-11), escuta do Senhor a promessa de que Ele está no controle e que não permitirá que se perca o seu servo. O Evangelho (Mc 4, 35-41) nos mostra Jesus, o Senhor de toda a criação, que é capaz de fazer calar a tempestade no mar e nos convida a não ter medo. Estamos há quase dois anos vivendo uma grande tempestade que se abateu sobre o mundo interno, a pandemia do Covid 19, e muitas vezes nos encontramos com medo. No dia 27 de março do ano passado, o mundo inteiro acompanhou um momento histórico na praça de São Pedro no Vaticano: o Papa, sozinho, na chuva, caminhando em direção ao átrio da basílica, para rezar pelo fim da pandemia, que naquele momento estava devastando a Itália. Era o primeiro lockdown. O evangelho escolhido foi exatamente o mesmo deste Domingo. Trago aqui alguns trechos deste discurso do Papa, que nos enche de confiança nestes tempos de tempestade:
“Ao entardecer…” (Mc 4, 35): assim começa o Evangelho, que ouvimos. Desde há semanas que parece o entardecer, parece cair a noite. Densas trevas cobriram as nossas praças, ruas e cidades; apoderaram-se das nossas vidas, enchendo tudo dum silêncio ensurdecedor e um vazio desolador, que paralisa tudo à sua passagem: pressente-se no ar, nota-se nos gestos, dizem-no os olhares. Revemo-nos temerosos e perdidos. À semelhança dos discípulos do Evangelho, fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furibunda. Demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento. E, neste barco, estamos todos. Tal como os discípulos que, falando a uma só voz, dizem angustiados “vamos perecer” (cf. 4, 38), assim também nós nos apercebemos de que não podemos continuar estrada cada qual por conta própria, mas só o conseguiremos juntos.
“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Nesta tarde, Senhor, a tua Palavra atinge e toca-nos a todos. Neste nosso mundo, que Tu amas mais do que nós, avançamos a toda velocidade, sentindo-nos em tudo fortes e capazes. Na nossa avidez de lucro, deixamo-nos absorver pelas coisas e transtornar pela pressa. Não nos detivemos perante os teus apelos, não despertamos face a guerras e injustiças planetárias, não ouvimos o grito dos pobres e do nosso planeta gravemente enfermo. Avançamos, destemidos, pensando que continuaríamos sempre saudáveis num mundo doente. Agora nós, sentindo-nos em mar agitado, imploramos-Te: “Acorda, Senhor!”O Senhor interpela-nos e, no meio da nossa tempestade, convida-nos a despertar e ativar a solidariedade e a esperança, capazes de dar solidez, apoio e significado a estas horas em que tudo parece naufragar. O Senhor desperta, para acordar e reanimar a nossa fé pascal. Temos uma âncora: na sua cruz, fomos salvos. Temos um leme: na sua cruz, fomos resgatados. Temos uma esperança: na sua cruz, fomos curados e abraçados, para que nada e ninguém nos separe do seu amor redentor.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO
18.06.2021 – Sexta-feira
19h30 – 4º dia daNovena de São João Batista na Catedral* – Pe. Rogério Flores(após a missa venda de pasteis)
19.06.2021 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosário
17h –5º dia daNovena de São João Batista na Catedral* – Dom Clemente Weber
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. dos Navegantes
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
19h – Missa na Com. Santo Antônio
20.06.2021 – Domingo
7h- Missa na Catedral
8h30 – Missa na Com. Bom Pastor
09h -6º dia daNovena de São João Batista na Catedral** – Dom Paulo De Conto
10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças
11h até as 13h – Almoço do padroeiro para levar para casa no Salão Paroquial
16h – Missa Jovem na Catedral*
18h – Missa na Catedral
21.06.2021 – Segunda-feira
19h30 – 7º dia daNovena de São João Batista na Catedral* – Pe. Gustavo Haupenthal
22.06.2021 – Terça-feira
19h30 – 8º dia daNovena de São João Batista na Catedral* – Pe. José Augusto Schneider
23.06.2021 – Quarta-feira
19h30 – 9º dia daNovena de São João Batista na Catedral* – Pe. Ludinei Marcos Vian
24.06.2021 – Quinta-feira
09h – Missa Festiva em honra ao padroeiro São João Batista na Catedral ** – Dom Carlos Romulo (Após benção dos veículos na frente da catedral)
19h30 – Missa na Catedral*
* com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.
LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida (60% da capacidade da Igreja). Manter o distanciamento na igreja. Estar durante a missa com máscara. Higienizar as mãos na entrada com álcool gel. Estão abertas as inscrições para a catequese de Eucaristia, Crisma e adultos durante todo o mês de junho.
Estão à venda cartões para o almoço do Padroeiro. Dia 20/6 das 11h às 13h. Para levar. R$30,00 (galeto, porco, aipim e pão).