Esta é uma das perguntas mais importantes que a humanidade tenta responder de diversas maneiras. Existem inúmeras “iluminações” humanas que tentam compreendê-lo e expressá-lo; Basta olharmos a multiplicidade de expressões religiosas, que atestam uma verdadeira “busca de Deus”, pois está na nossa natureza buscá-lo. Todas as religiões dão testemunho desta “busca”, deste “desejo” de conhecer a Deus como Ele é. Por isso, podemos dizer que, em geral, o movimento religioso é um movimento ascendente: o homem tenta chegar até Deus, seja através de boas obras, meditação, jejum, rituais, etc.
A Escritura Sagrada, desde o Antigo Testamento, nos ensina que “o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó” (Ex 3, 15) é diferente dos outros deuses, que mais se pareciam a projeções da própria natureza humana, pois eram vaidosos, temperamentais e até mesmo pirotécnicos, marcados pela demonstração de pompa e grandeza. O Deus bíblico, ao contrário, é um Deus que se revela aos poucos, e na simplicidade vai dizendo quem é, e o homem tenta moldar-se a Ele. É o que percebemos na primeira leitura do livro de Reis (19, 9a. 11-13a): Deus não era aquilo que num primeiro momento poderíamos imaginar, ou seja, estar na força dos ventos, na tempestade ou no fogo, mas manifestou-se na brisa leve.
No Evangelho de Mateus (14, 22-33) o Deus Encarnado, que verdadeiramente desceu, fez um movimento “Kenótico” (de Kénosis= rebaixamento, esvaziamento), para justamente ir ao encontro deste desejo humano pelo que é divino, desta busca que temos Dele, nos diz, como disse a Pedro: “Vem!”, “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”. Aqui está a revolução do cristianismo, que é totalmente diferente do fenômeno religioso geral: Não é mais o homem que tenta atingir a Deus, mas é Deus que nos atinge em Jesus Cristo. Assim como a manifestação de Deus para o profeta Elias se deu através de uma brisa leve, assim também Jesus é aquele que acalma as tempestades, nos convida a ir ao encontro Dele que vem ao nosso encontro, Ele é que vem até a nossa barca.
Neste caminho de “busca de Deus” algumas vezes podemos afundar, como Pedro afundou, mas é preciso gritar “Senhor, salva-me!” e Jesus (nome que significa “Deus salva”) virá em nosso encontro e nos salvará. E então professaremos como Pedro: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”. Respondendo à pergunta inicial: Quem é Deus? É Jesus de Nazaré.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO:
07.08.2020 – Sexta-feira
18h30min –Missa na Catedral*
08.08.2020 – Sábado
15h30min – Missa na Comunidade Espírito Santo
17h – Missa na Catedral*
17h30min – Missa na Comunidade Nª SrªAparecida
19h – Missa na Comunidade São José do Maratá
19h – Missa na Comunidade Santo Alberto Magno
09.08.2020 – Domingo
7h- Missa na Catedral
8h30min – Missa na Comunidade Santos Reis
9h- Missa na Catedral **
10h – Missa na Comunidade Nª Srª Perpetuo Socorro
18h- Missa na Catedral
10.08.2020 –Segunda-feira
18h30min –Missa na Catedral*
20h – Terço comunitário interativo na Comunidade Nª Srª das Graças**
11.08.2020 – Terça-feira
18h30min – Missa na Catedral*
12.08.2020 – Quarta-feira
18h30min – Missa na Catedral *
13.08.2020 – Quinta-feira
18h30min- Missa na Catedral*
*com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS).
LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida (somente 30 pessoas). Para participar na Catedral: reservar lugar pelo Fone: 3632-1196. Nas comunidades entrar em contato com as coordenações.
Sentar-se nos lugares demarcados na igreja;
Estar durante a missa com Máscara;
Higienizar as mãos na entrada com álcool gel.
SEMANA DA FAMÍLIA
· Dia 09 (Domingo) às 09h na Catedral São João Batista: Santa Missa de abertura.
· Dia 10 (Segunda) às 20h transmissão do encontro em sintonia com as famílias.
· Dia 11 (Terça)às 20h transmissão do encontro em sintonia com as famílias.
· Dia 12 (Quarta)às 20h transmissão do encontro em sintonia com as famílias.
· Dia 13 (Quinta) às 20h transmissão do encontro em sintonia com as famílias.
· Dia 14 (Sexta) às 20h transmissão do encontro em sintonia com as famílias.
· Dia 15 (Sábado) às 20h LIVE DA FAMÍLIA.