Quem Ama, Cuida!

Queridos irmãos e irmãs, toda a autoridade deve ser exercida como serviço. Servir como? Com amor e cuidado. Sobre isto temos vários exemplos: começamos com o pai e a mãe, que exercem sua autoridade para amar e cuidar de seus filhos. Teria serventia um pai ou uma mãe que não cuidasse ou amasseseus filhos? Também as autoridades religiosas, teria sentido um padre ou uma irmã que não cuidasse da paróquia ou de sua missão? Que não amasse o Povo de Deus? Seriam apenas funcionários estéreis do sagrado. Outro exemplo seria das autoridades civis, pois pode um político -senador, deputado, presidente ou vereador – não cuidar do bem-estar do povo? Do mesmo modo, se não há amor e cuidado na política, ela torna-se perversa. Então, podemos concluir que toda a autoridade é inútil, ou até perversa, se não serve à missão para a qual foi constituída. Logo, para nós, cristãos, Jesus é o modelo perfeito de toda e qualquer autoridade, pois mesmo sendo de condição divina, veio para servir: “Assim como o Filho do homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por uma multidão” (Mt 20, 28).

Amor e cuidado são as características de uma boa autoridade. Usando uma linguagem a partir da liturgia deste Domingo (16° do Tempo Comum), são características de um bom pastor. A primeira leitura, do profeta Jeremias 23, 1-6, diz “ai” aos pastores que deixam o rebanho se perder e os dispersa. “Ai” dos pastores que não cuidam do rebanho, mas que apascentam a si mesmos. Diante desta corrupção o profeta prenuncia: “Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra”. Este descendente de Davi é Cristo Jesus, o Bom Pastor. E Jesus não somente cuida e pastoreia o rebanho, mas por amor dá sua vida em seu resgate, como Ele diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11), pois, “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13, 1). Na cruz, Jesus reconciliou a humanidade e reuniu o rebanho, como nos ensina a segunda leitura, em Efésios 2, 13-18: “Agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo […] do que era dividido, ele fez uma unidade”.

No Evangelho, em Mc 6, 30-34, fica evidente a fome e a sede que o povo tem, do mesmo modo que um rebanho se estivesse sem um pastor. Jesus usa esta comparação para nos fazer entender a importância do pastoreio, que tem como finalidade o cuidado e a promoção do rebanho pelo amor. Cristo vê aquela multidão numerosa e sente compaixão. Hoje, também, Jesus nos vê. Vê nossas famílias, vê nossa comunidade e vê nosso país. Penso que da mesma forma deve dizer: “eram como ovelhas sem pastor”. Com isso não quero ter um olhar negativo sobre a realidade, mas perceber que precisamos crescer sempre em nossa pastoral, que é serviço do pastor. Todos nós, pais, mães, padres, religiosas, políticos, etc. precisamos trabalhar nosso coração e nossa ação para sermos cada vez mais parecidos com o Bom Pastor, caso contrário, apascentaremos a nós mesmos e, então, “ai” de nós. Do mesmo modo que o rebanho pode ajudar os pastores pelos conselhos ou correções, a crescer sempre no amor e cuidado. Se de algum modo nos é confiada alguma autoridade, esta será para servir: amar e cuidar.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos

PROGRAMAÇÃO
16.07.2021 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral *
17.07.2021 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosário
17h – Missa na Catedral*
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. dos Navegantes
19h – Missa na Com. Santo Antônio
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
18.07.2021 – Domingo
07h- Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Bom Pastor
09h – Missa na Catedral**
10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças
18h – Missa na Catedral
19.07.2021 – Segunda-feira
19h30 – Reunião com os pais da catequese de Eucaristia – 1ª etapa na catedral
20h – 3º dia do Tríduo na Com. Nª Sra. das Graças **
20.07.2021 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da saúde*
21.07.2021 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral *
20h – Grupo de Oração na Catedral
22.07.2021 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral*
* com transmissão ao vivo via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América Am 1270 e YouTube – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida (60% da capacidade da Igreja).
Manter o distanciamento na igreja;
Estar durante a missa com máscara;
Higienizar as mãos na entrada com álcool gel.

Últimas Notícias

Destaques