A questão principal do Evangelho deste 5º domingo da Quaresma (Jo 11,1-45) – e que é uma questão determinante para a nossa existência de crentes – é a afirmação de que não há morte para os amigos de Jesus – isto é, para aqueles que acolhem a sua proposta e que aceitam fazer da sua vida uma entrega ao Pai e um dom aos irmãos. Os amigos de Jesus experimentam a morte física; mas essa morte não é destruição e aniquilação: é, apenas, a passagem para a vida definitiva. Mesmo que estejam privados da vida biológica, não estão mortos: encontraram a vida plena, junto de Deus. A história de Lázaro pretende representar essa realidade.
No dia do nosso Batismo, escolhemos essa vida plena e definitiva que Jesus oferece aos seus e que lhes garante a eternidade. A nossa vida tem sido coerente com essa opção? A nossa existência tem sido uma existência egoísta e fechada, que termina na morte, ou tem sido uma existência de amor, de partilha, de dom da vida, que aponta para a realização plena do homem e para a vida eterna?
Ao longo da nossa existência nesta terra, convivemos com situações em que somos tocados pela morte física daqueles a quem amamos… É natural que fiquemos tristes pela sua partida e por eles deixarem de estar fisicamente presentes a nosso lado. A nossa fé convida-nos, no entanto, a ter a certeza de que os amigos não são aniquilados: apenas encontraram essa vida definitiva, longe da debilidade e da finitude humanas.
Diante da certeza que a fé nos dá, somos convidados a viver a vida sem medo. O medo da morte como aniquilamento total torna o homem cauteloso e impotente face à opressão e ao poder dos opressores; mas libertando-nos do medo da morte, Jesus torna-nos livres e capacita-nos para gastar a vida ao serviço dos irmãos, lutando generosamente contra tudo aquilo que oprime e que rouba ao homem a vida plena.
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
24.03.2023 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral c/ Via – Sacra e confissões
25.03.2023 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo c/ confissões
17h – Missana Catedral c/ confissões
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida c/ confissões
19h – Missa na Com. Santos Reis c/ confissões
26.03.2023 – Domingo
07h – Missa na Catedral c/ confissões
08h30 – Missa na Com. São José do Maratá c/ confissões
08h30 – Missa na Com. São Santo Alberto Magno c/ confissões
09h – Missa na Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpétuo Socorro c/ confissões
18h – Missa na Catedral
27.03.2023 – Segunda-feira
20h –Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
28.03.2023 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde c/ confissões
20h – Formação Equipes de Liturgia para Semana Santa no salão paroquial
29.03.2023 – Quarta-feira
18h30 – Missana Catedral c/ confissões
20h – Grupo de Oração na Catedral
20h – Reunião dos catequistas no Salão Paroquial
30.03.2023 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral c/ confissões
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.