Quaresma e Campanha da Fraternidade

Quaresma é tempo de abertura ao mistério da dor, morte e a cruz do Crucificado, Vencedor da Morte. A Igreja recorda que esse caminho do calvário e vitória de Cristo, exige de nós jejum, oração e a esmola. No jejum somos conectados à dor dos que tanto sofrem pela falta de vida digna. A oração, diálogo de amor e amizade, é aproximação que nos possibilita sermos tocados pelo amor e ternura de Deus. A esmola é a partilha de vida, cuidado amoroso que nasce da liberdade da renúncia para a entrega amorosa. Jesus é o verdadeiro bom Samaritano que se aproxima dos homens e das mulheres que sofrem e, por compaixão, lhes restitui a dignidade perdida. A entrega de Jesus na cruz é apenas o culminar desse estilo que marcou toda a sua vida.
O tema da Campanha da Fraternidade 2020 é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), extraído da Parábola do Bom Samaritano. O Objetivo Geral é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”. 
Na CF 2020, somos convidados a olhar com mais atenção para a vida. Constata-se que a vida das pessoas chegou a um ponto que esbarra em uma série de angustiantes indagações.
O que aconteceu conosco?
Por que vemos crescer tantas formas de violência, agressividade e destruição?
Perdemos, de fato, o valor da fraternidade?
 A CF 2020 toma como referência a Parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37). A Parábola do Bom Samaritano é composta por personagens anônimos. O Sacerdote e o Levita desviam-se do homem ferido, pois não tinham tempo para ele. O Samaritano aproxima-se da vítima dos salteadores e, movido pela compaixão, gasta seu tempo, ficando com ele à noite na hospedaria. No dia seguinte paga as despesas da sua estadia e promete retribuir ao dono da hospedaria tudo o que porventura gastasse a mais para cuidar daquele que sofreu o assalto.
A postura inesperada do Samaritano contém o centro do ensinamento de Jesus: o próximo não é apenas alguém com quem possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos. Não é a Lei, vínculo sanguíneo ou ligação afetiva que estabelecem as prioridades, mas a compaixão, que impulsiona a fazer pelo outro aquilo que nos é possível, rompendo com toda indiferença. A lei é esta: todos devem ser amados, sem distinção.
Ser capaz de sentir compaixão é a chave da obediência à vontade de Deus, que ama toda a criação: Servir! Ver! Sentir, ter compaixão e cuidar é o autêntico Programa Quaresmal.
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
28.02.2020 -Sexta-feira
18h30 – Via – sacra e Missa na Catedral
29.02.2020- Sábado
15h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora doRosário
16h – Missa na Comunidade Pinheiros
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes
19h – Missa na Comunidade Santo Antônio
19h – Missa na Comunidade Imaculado Coração de Maria
01.03.2020- Domingo
7h- Missa na Catedral
8h30 –Missa na Comunidade Bom Pastor
09h- Missa na Catedral
10h – Missa na Comunidade Nossa Senhora das Graças
18h- Missa na Catedral
03.03.2020- Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da saúde
19h30 – Reunião Catequistas de Iniciação à Vida Cristã – Salão Paroquial
04.03.2020 – Quarta-feira
15h – Missa no Recanto das Vovós
18h – Reunião Pastoral do Dizimo
18h30 – Missa na Catedral
19h30 – Reunião Conselho Pastoral Paroquial
05.03.2020 – Quinta-feira
18h30- Missa na Catedral
19h30 – Reunião dos Ministros da Eucaristia
ALTERAÇÃO DE HORÁRIO DE MISSA
A partir deste dia 1º de março, domingo, a missa da tarde da catedral será às 18h.

Últimas Notícias

Destaques