Quaresma: busca da vida eterna

A liturgia do 4.º Domingo da Quaresma, domingo da alegria, coloca-nos diante do projeto salvador de Deus para o mundo e para os homens: é uma iniciativa de Deus que, independentemente dos nossos méritos, nos oferece a Vida eterna. Cada um de nós tem de decidir como acolhe essa oferta e que resposta lhe dá. A nossa resposta deve ser levada na alegria, marca essencial do Evangelho e deste Domingo da Quaresma, chamado oDomingo da Alegria.

No Evangelho (Jo 3,14-21), João apresenta, em palavras do próprio Jesus, o projeto de salvação de Deus: por puro amor, Deus enviou ao nosso encontro o seu Filho Unigênito, que veio oferecer-nos a salvação. Quem acreditar em Jesus e aprender com Ele a lição do amor até ao extremo, nascerá para uma Vida nova, para a Vida plena e definitiva.

João é o evangelista abismado na contemplação do amor de um Deus que não hesitou em enviar ao mundo o seu Filho, o seu único Filho, para apresentar aos homens uma proposta de felicidade plena, de vida definitiva. O Evangelho deste domingo convida-nos a contemplar, com João, esta incrível história de amor e a espantar-nos com o peso que nós – seres limitados e finitos, pequenos grãos de pó na imensidão das galáxias – adquirimos nos esquemas, nos projetos e no coração de Deus. Temos consciência desse amor, estamos gratos por esse amor, aceitamos que esse amor nos indique o caminho que devemos percorrer e a forma como devemos viver?

O amor de Deus traduz-se na oferta ao homem de Vida plena e definitiva. É uma oferta gratuita, incondicional, absoluta, válida para sempre e que não discrimina ninguém. Aos homens – dotados de liberdade e de capacidade de opção – compete decidir se aceitam ou se rejeitam o dom de Deus. Às vezes, os homens acusam Deus pelas guerras, pelas injustiças, pelas arbitrariedades que trazem sofrimento e morte que pintam as paredes do mundo com a cor do desespero… O texto, contudo, é claro: Deus ama a pessoa e oferece-lhe a vida. O sofrimento e a morte não vêm de Deus, mas são o resultado das escolhas erradas feitas pelo ser humano que se obstina na autos suficiência e que prescinde dos dons de Deus. Temos consciência de que alguns dos males do nosso mundo poderão resultar do nosso egoísmo, do nosso orgulho, do nosso comodismo, dos nossos preconceitos, da nossa recusa em ouvir Deus e em seguir caminhos que Ele nos aponta? O que é que precisamos mudar, nas nossas vidas, para sermos sinais e arautos do amor de Deus?
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO

08.03.2024 – Sexta-feira
18h30 –Via-sacra e Missa na Catedral
09.03.2024 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo c/ confissões
17h – Missa na Catedral c/ confissões
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida c/ confissões
19h –Missa na Com. São José do Maratá c/ confissões
19h – Missa na Com. Santo Alberto Magno c/ confissões
10.03.2024– Domingo
7h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santos Reis c/ confissões
9h – Missa na Catedral *
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro c/ confissões
18h – Missa na Catedral
11.03.2024 – Segunda-feira
20h–Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
20h – Terço na Com. Nª Sra. das Graças
20h – Ultreya do MCC no salão paroquial
12.03.2024 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
13.03.2024 – Quarta-feira
18h30 – Missana Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
14.03.2024 – Quinta-feira
17h30 – Adoração ao Santíssimo na catedral
18h30 – Missana Catedral
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques