Preparar os caminhos do senhor

Querida gente! A liturgia do segundo domingo de Advento constitui um veemente apelo à conversão, ao reencontro de cada um de nós com Deus. Por sua parte, Deus está sempre disposto a oferecer a todos um mundo novo de liberdade, de justiça e de paz; mas esse mundo só se tornará uma realidade quando cada um aceitar reformar o seu coração, abrindo-o aos valores de Deus.

No Evangelho(Mc 1,1-8), João Batista convida os seus contemporâneosa acolher o Messias, aquele que traz a Boa Notícia da salvação. A missão do Messias será oferecer a todos esse Espírito de Deus que gera vida nova e permite viver numa dinâmica de amor e de liberdade. No entanto, só poderá estar aberto à proposta do Messias quem tiver percorrido um autêntico caminho de conversão, de transformação, de mudança de vida e de mentalidade.

Jesus, aquele menino que Deus envia ao nosso encontro, traz-nos a Boa Notícia da salvação. Ele vem ter conosco para nos oferecer a libertação, a alegria, a vitória sobre os medos, a paz; ele vem para nos ajudar a construir uma vida mais humana, mais digna, mais feliz. Estamos disponíveis para o acolher e para iniciar, com Ele, um caminho novo?

João, o Batista, aquele que Deus enviou para nos ajudar a preparar a chegada de Jesus, afirma claramente que preparar a vinda do Messias passa por uma metanoia, isto é, por uma transformação total da pessoa, por uma outra escala de valores, por uma radical mudança de pensamento, por uma postura vital inteiramente nova, por um movimento radical que leve a pessoa a reequacionar a sua vida e a colocar Deus no centro da sua existência e dos seus interesses. Neste tempo de Advento, de preparação para a celebração do Natal do Senhor, trata-se de uma proposta com sentido: preparar a vinda de Jesus exige de nós uma transformação radical da nossa vida, dos nossos valores, da nossa mentalidade… Em concreto, o que é que nos meus pensamentos, nos meus comportamentos, na minha mentalidade, nos valores que cultivo, impede o nascimento de Jesus no meu coração e na minha vida?

Deus convida cada pessoa à transformação e à mudança através desses profetas a quem chama e a quem confia a missão de questionar o mundo e os homens. Estamos suficientemente atentos aos profetas que questionam o nosso estilo de vida e os nossos valores? Damos crédito às suas interpelações, ou consideramo-los figuras incomodativas, ultrapassadas e dispensáveis? E nós, constituídos profetas desde o nosso batismo, sentimo-nos enviados por Deus a interpelar e a questionar o mundo e os nossos irmãos?

Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
08.12.2023 – Sexta-feira
18h30 –Missa na Catedral
09.12.2023 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo c/ confissões
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida c/ confissões
19h – Missa na Com. São José do Maratá c/ confissões
10.12.2023– Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santos Reis c/ confissões
09h – Missa na Catedral **
10h – Missa na Com Nª Sra. do Perpetuo Socorro c/ confissões
18h – Missa na Catedral
11.12.2023 – Segunda-feira
20h –Terço Comunitário na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Missa na Com. Santo Antônio
12.12.2023 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
13.12.2023 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
14.12.2023 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques