No evangelho(Lc 21,5-19) deste 33º Domingo do Tempo Comum estamos com Jesus em Jerusalém, nos últimos dias antes da paixão. Lucas conclui a pregação de Jesus com um discurso escatológico onde se misturam referências à queda de Jerusalém e ao “fim dos tempos”. Na versão de Lucas, Jesus está nos átrios do Templo com os discípulos; é a contemplação das belas pedras do Templo, que leva Jesus a esta catequese escatológica.O discurso escatológico que Lucas nos traz é uma apresentação teológica onde aparecem, em pano de fundo, três momentos da história da salvação: a destruição de Jerusalém, o tempo da missão da Igreja e a vinda do Filho do Homem que porá fim ao “tempo da Igreja” e trará a plenitude do “Reino de Deus”.
O texto começa com o anúncio da destruição de Jerusalém. Na perspectiva profética, Jerusalém é o lugar onde deve irromper a salvação de Deus e para onde convergirão todos os povos empenhados em ter acesso a essa salvação. No entanto, Jerusalém recusou a oferta de salvação que Jesus veio trazer. A destruição da cidade e do Templo significa que Jerusalém deixou de ser o lugar exclusivo e definitivo da salvação. A Boa Nova de Jesus vai, portanto, deixar Jerusalém e partir ao encontro de todos os povos. Começa, assim, uma outra fase da história da salvação: começa o “tempo da Igreja” – o tempo em que a comunidade dos discípulos, caminhando na história, testemunhará a salvação a todos os povos da terra.
Vem, depois, uma reflexão sobre o “tempo da Igreja”, que culminará com a segunda vinda de Jesus. Como será esse tempo? Como vivê-lo?
Em primeiro lugar, Lucas sugere que, após a destruição de Jerusalém, surgirão falsos messias e visionários que anunciarão o fim (o que é, aliás, vulgar em épocas de crise e de catástrofe). Lucas avisa: “não sigais atrás deles”; e esclarece: “não será logo o fim”.
Em segundo lugar, Lucas diz aos cristãos o que acontecerá nesse “tempo de espera”: paulatinamente, irá surgindo um mundo novo. A questão é esta: no tempo que medeia entre a queda de Jerusalém e a segunda vinda de Jesus, o “Reino de Deus” ir-se-á manifestando; o mundo velho desaparecerá e nascerá um mundo novo (recordemos que os discípulos não devem esperá-lo de braços cruzados, à espera que Deus faça tudo, mas devem empenhar-se na sua construção). É claro que a libertação plena e definitiva só acontecerá com a segunda vinda de Jesus.
Em terceiro lugar, Lucas põe os cristãos de sobreaviso para as dificuldades e perseguições que marcarão a caminhada histórica da Igreja pelo tempo fora, até à segunda vinda de Jesus. Lucas lembra-lhes, contudo, que não estarão sós, pois Deus estará sempre presente; será com a força de Deus que eles enfrentarão os adversários e que resistirão à tortura, à prisão e à morte; será com a ajuda de Deus que eles poderão, até, resistir à dor de ser atraiçoados pelos próprios familiares e amigos…
O discurso escatológico define, portanto, a missão da Igreja na história (até à segunda vinda de Jesus): dar testemunho da Boa Nova e construir o Reino. Os discípulos nada deverão temer: haverá dificuldades, mas eles terão sempre a ajuda e a força de Deus.
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
11.11.2022 – Sexta-feira
16h – terço na Com Nª Sra. do Perpétuo Socorro
18h30 – Missa na Catedral
12.11.2022 – Sábado
14h30 – Encontro do CLJ
14h30 – Encontro do ONDA
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo c/ profissão de Fé
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra Aparecida
19h – Missa na Com. Santo Alberto Magno
19h – Missa na Com. São José do Maratá c/ profissão de Fé
13.11.2022 – Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santos Reis c/ profissão de Fé
9h – Missana Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra do Perpétuo Socorro c/ 1ª Eucaristia
10h – Missa na Com. Nª Sra Espírito Santo c/ 1ª Eucaristia
18h – Missa na Catedral
14.11.2022 – Segunda-feira
20h –2º Dia Do Tríduo na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
15.11.2022 – Terça-feira- FERIADO
Sem atendimento na secretaria paroquial
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
16.11.2022 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na catedral
17.11.2022 – Quinta-feira
14h – atendimento da Cáritas
14h – Pastoral da Saúde
18h30 – Missa na Catedral
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.