Queridos irmãos e irmãs, um dos desafios que enfrentamos hoje na Igreja é a falta de perseverança. Temos pessoas que iniciam um belo caminho em retiros, encontros, grupos de oração, na catequese, mas, com o tempo, com o acúmulo de funções, desentendimentos e desgastes, vão deixando de lado o projeto de Jesus e, como se escuta: “cuidando um pouco mais se sua vida”, vão se afastando. Assim, o serviço para o Reino de Deus é entendido como um peso, um fardo. Esquecemos, com isso, que é justamente quando perdemos a vida pelo amor de Cristo, é que verdadeiramente a encontramos (Cf. Mt 16, 25). Este “vírus” da falta de perseverança não atinge somente os leigos, mas também os padres, religiosos, religiosas, seminaristas e vocacionados(as). Todos estamos sujeitos a “pegar” este vírus. É necessário, então, tomar alguns cuidados.
O Senhor nos diz no Evangelho de hoje (Jo 15, 1-8): “Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor”. Nós somos os ramos, aquele que não dá fruto é cortado. O ramo que dá fruto é limpo para que dê mais fruto ainda. O que isto significa? Que só podemos dar bons frutos se estivermos unidos a Cristo. É Ele que nos fornece a seiva da vida que nutre nossas ações pela graça de Deus. Caso contrário, tudo é obra morta, que será depois cortada e morrerá. Não há vida longe da Vida que é Cristo. Mas, também, aquele que produz fruto é limpo, isto é, podado, para que dê mais fruto. Esta poda acontece quando ouvimos a Palavra de Deus e a colocamos em prática, pois, quando vivemos o Evangelho, vamos modificando nossa vida e enfrentamos muitas dificuldades. Dificuldades internas e externas. É aqui que muitas pessoas não perseveram.
Muitas pessoas literalmente “frequentam” a Igreja porque se sentem bem. Ora, isso é muito pouco. Muitas vezes o Evangelho nos desafiará e confrontará. Nesse dia não nos sentiremos bem, mas comprometidos! Por isso a segunda leitura do Domingo (1 Jo 3, 18-24) nos ensina: “Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! […] Quem guarda os meus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele”. Quem ama a Deus guarda os mandamentos e age com verdade. A verdade exige de nós conversão e sacrifícios. Se temos consciência deste “script” (roteiro) da vida cristã, poderemos nos vacinar contra a ideia de que a fé está a serviço do meu bem-estar, mas ao contrário, a fé quer nos transformar. Para isso é necessário permanecer em Cristo, ser perseverante.
Pois, “é quem perseverar até o fim, esse será salvo!” (Mt 24, 13)
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO
30.04.2021 – Sexta-feira
18h30 – Via Lucis e Missa na Catedral *
1º.05.2021 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Nª. Sra. do Rosário
17h – Missa na Catedral *
17h30 – Missa na Com. Nª. Sra. dos Navegantes
19h – Missa na Com. Santo Antônio
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
2.05.2021 – Domingo
7h- Missa na Catedral
8h30 – Missa na Com. Bom Pastor
9h- Missa na Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças
18h – Missa na Catedral
3.05.2021 – Segunda-feira
20h – Terço interativo na Comunidade Nª Sra. das Graças**
4.05.2021 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da saúde*
5.05.2021 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral *
19h30 – Reunião de Catequistas
20h – Grupo de Oração da RCC na Catedral
6.05.2021 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral *
* com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.
LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida (25% da capacidade da Igreja). Manter o distanciamento na igreja;
Estar durante a missa com Máscara; Higienizar as mãos na entrada com álcool gel.