Para além da Lei

Depois de Jesus nos indicar as Bem-aventuranças e fomentar aos seus discípulos e discípulas a ser sal da terra e luz do mundo, neste domingo, no Evangelho, (Mt5, 20-37)Jesus ensina que para entrar no Reino não basta conhecer e executar a lei. É necessário ultrapassar os limites positivos da lei. Para tanto se faz necessário justiça. Portanto, se faz necessário que a justiça seja capaz de ir além dos limites da lei. Esta é a condição para ser admitido no Reino dos céus.

Os judeus falavam com orgulho da lei. De acordo com sua tradição, o próprio Deus a havia presenteado a seu povo por intermédio de Moisés, a Torá. Era a melhor coisa que haviam recebido de Deus. Nessa lei estava escrita a vontade do único Deus verdadeiro.

Jesus não se concentra na Torá. Não a estuda nem obriga seus discípulos a estudá-la. Está chegando o reino de Deus, e isto muda tudo. A lei pode regular corretamente muitos capítulos da vida, mas já não é a coisa mais decisiva para descobrir a verdadeira vontade de Deus. Não basta que o povo se pergunte o que significa ser leal à lei. Agora é necessário perguntar-se o que significa ser leal ao Deus da compaixão.

Os discípulos e discípulas de Jesus devem buscar a verdadeira vontade de Deus, que em não poucas ocasiões, nos pode levar além do que dizem as leis. O importante no reino de Deus não é contar com pessoas observantes das leis, mas com filhos e filhas que se pareçam com Deus e procurem ser bons como Ele o é.

Aquele que não mata cumpre a lei; mas, se não arranca de seu coração a agressividade contra seu irmão, não se assemelha a Deus. ( Mt 5, 21-22) Aquele que não comete adultério cumpre a lei; mas, se deseja egoisticamente a esposa de seu irmão, não se assemelha a Deus. Nestas pessoas reina a lei, mas não reina Deus; elas são observantes, mas não se parecem com o Pai.

Não basta observar leis para ser justo, é preciso observá-las de maneira pessoal, consciente daquilo que se está fazendo, a fim de realizar o bem a que a lei visa. Isso se chama: agir conforme o espírito da lei. Assim, que nós escutando a voz da consciência e orientando-nos pelo amor que Cristo nos ensina, veremos melhor o que na prática os mandamentos exigem de nós.

Seguir Jesus é ir além da lei! Deus abençoe você!
Pe. Diego Knecht e Pe. Augusto Schneider

PROGRAMAÇÃO
10.02.2017– Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral
11.02.2017- Sábado
15h30min – Missa na Capela Na. Sra. do Rosário / 16h- Missa na Comunidade de Pinheiros / 17h- Missa na Catedral / 17h30min – Missa na Capela Na. Sra. dos Navegantes / 19h- Missa na Capela Santo Antônio / 19h- Missa na Capela Imaculado Coração de Maria
12.02.2017- Domingo
07h- Missa na Catedral / 8h30min – Missa na Capela Bom Pastor / 9h- Missa na Catedral com batizados / 10h- Missa na Capela Na. Sra. das Graças / 19h- Missa na Catedral
14.02.2017 – Terça-feira
18h30- Missa na Catedral com Benção da Saúde
15.02.2017- Quarta-feira
18h30min – Missa na Catedral / 20h – Missa com Benção das Famílias na Catedral
16.02.2017– Quinta-feira
18h30min – Missa na Catedral
17.02.2017– Sexta-feira
Curso do 73º Cenáculo de Maria da Diocese- Salvador do Sul / 18h30min – Missa na Catedral

Últimas Notícias

Destaques