O Pastor bom

Vários são os motivos para refletirmos neste final de semana. Celebramos o Dia das Mães. Na liturgia o quarto domingo da Páscoa é dedicado ao Bom Pastor e o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Rezar pela vocação materna e de novos pastores em nossa Igreja é necessário e saudável. Parabéns às mães pelo seu dia.

O Evangelho (Jo 10,27-30) nos apresenta o bom pastor que cuida das ovelhas. Elas escutam sua voz, Ele as conhece e pede que o sigam. Este Bom Pastor é Jesus. Vamos tentar entender por que Jesus se autointitula “Bom”. Porque Ele dá a vida pelas ovelhas. Dar a vida pelos que se ama é o maior gesto de amor.

O Bom Pastor tem três características que ressaltam seu cuidado amoroso pelas ovelhas: fazer sair, caminhar e entrar. São três verbos, e que o verbo indica sempre uma ação. Como Deus libertador fez os judeus sair do Egito, o Bom Pastor retira as ovelhas para a liberdade e as põe a caminho. Porém, todo caminhar é busca de chegada a alguma situação. O Bom Pastor encaminha as ovelhas para entrar em lugar acolhedor e seguro. Esse lugar é comparado por Jesus com a porta que dá entrada para a casa.

Jesus quer explicar o sentido de sua própria atuação junto ao povo com a do Bom Pastor que sabe o caminho e aonde quer chegar. Expressa aqui a ideia de acolhida e da segurança que Ele conquistou para o povo, na sua entrega no mistério pascal. Sair da escravidão do pecado e da morte para a liberdade e caminhar até entrar na liberdade dos filhos de Deus pela graça e pela vida plena.

Esta é a figura da identidade de Jesus o Bom Pastor que merece fé, merece crédito, porque Nele o povo pode confiar. Ele não é mercenário, Ele não é só o Pastor, mas o Bom Pastor.Atualmente, as pessoas que tiverem seu encontro com o Bom Pastor Jesus Cristo tornar-se-ão missionárias para tirar seus irmãos da indiferença religiosa para entrar no processo de conversão. E entrar na casa pela porta acolhedora da comunidade. A acolhida pela comunidade é decisiva para as pessoas se encontrarem a si próprias e aos outros. A comunidade fraterna é a casa onde se encontra, em fraternidade, a resposta que o mundo pode dar às ânsias e questionamentos. Confiamos neste Pastor, queremos segui-Lo?
Pe. Diego Knecht

PROGRAMAÇÃO
6.05.2022 – Sexta-feira
14h30 – Adoração, Benção do Santíssimo e Missa do Apostolado da Oração na catedral
18h30 – Missa na Catedral
18h30 – terço na Com Nª Sra. do Perpetuo Socorro
7.05.2022 – Sábado
9h – reunião setor família na catedral
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida
18h30 – Casamento na Catedral de Alisson e Daiana
19h – Missa na Com. Santo Alberto Magno
19h – Missa na Com. São José do Maratá
20h – Jantar Baile das mães na Com. Nª Sra. dos Navegantes
8.05.2022 – Domingo
7h – Missa na Catedral
8h30 – Missa naCom. Santos Reis
9h – Missana Catedral **
10h – Missa Festiva na Com. Bom Pastor
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h – Missa na Catedral
9.05.2022 – Segunda-feira
20h – Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Terço na Com. Santo Antônio
10.05.2022 – Terça-feira
18h30 –Celebração da Palavra na Catedral com benção da saúde
11.05.2022 – Quarta-feira
18h30 –Celebração da Palavra na Catedral
20h- Grupo de Oração da RCC na catedral
12.05.2022 – Quinta-feira
18h30 – Celebração da Palavra na Catedral
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário
** com transmissão ao vivo via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YouTube – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques