Vivenciando o 17º domingo do Tempo Comum, celebramos o dia Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa. No evangelho de João (Jo 6,1-15), Jesus nos ensina a partilhar, no texto conhecido da multiplicação dos pães. Ao partilhar o pão, Jesus se manifesta como o sinal do amor de Deus, oferecendo a sua vida pela salvação da humanidade. A multiplicação dos pães pode nos lembrar a Eucaristia, mas não só. Este episódio nos aproxima do banquete do final dos tempos, quando todos serão saciados e a morte será vencida.
O pão oferecido por Jesus constitui-se na sua própria vida doada por amor pelos homens. Ele quer envolver seus discípulos na missão de saciar a multidão que vem ao seu encontro. E pede a Filipe onde iriam eles comprar pão para saciar toda aquela gente. Jesus pede adesão profunda, e seu projeto deve levar a conversão de vida e da sociedade. É necessário agir para ajudar a multidão faminta. Quais são os famintos de hoje? Temos consciência da nossa missão de auxiliar aqueles abandonados e necessitados?
Somente quem faz a experiência do encontro com o Mestre é que pode ajudar na solução deste problema. E André se torna a referência, pois apresenta dois peixes e cinco pães que uma criança lhe apresenta. Humanamente é pouco, insignificante, porém aos olhos da fé, na soma, tem-se sete: o número da totalidade. Mostrando que o pouco partilhado, colocado a serviço transforma-se em abundância. Jesus além de nos ensinar a partilhar, se doa totalmente. Conseguimos nos desapegar de algo que amamos?
Jesus nos ensina a viver a partilha e a solidariedade através de sua entrega como pão da vida, que sacia a fome e a sede plenamente. Partilhar significa fazer-se próximo de todos as pessoas, reconhecer sua comum dignidade, compreender suas necessidades e apoiá-los, pondo fim a elas, com o mesmo espírito de amor que se vive em família. Com seu oferecimento, Jesus nos revela a misericórdia do Pai. E seguindo seu projeto, somos chamados a oferecer os pães e peixes que temos, a contribuir com pequenas iniciativas para responder as necessidades dos irmãos e ajudar a criar um mundo novo.
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
26.07.2024 – Sexta-feira
18h30 –Missa na Catedral
27.07.2024 – Sábado
15h30 – Missana Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª. Sra. Aparecida
19h – Missa na Com. Santos Reis
28.07.2024– Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. São José do Maratá
09h – Missa na Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h – Missa na Catedral
29.07.2024 – Segunda-feira
20h –Terçona Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
30.07.2024 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
31.07.2024 – Quarta-feira
18h30 – Missana Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
01.08.2024 – Quinta-feira
17h30 – Adoração e Benção do Santissimo na Catedral
18h30 – Missana Catedral
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.