O amor sem medidas

A liturgia do Domingo de Ramos, convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo, a maldade e o pecado fossem vencidos. Por Jesus, Deus ofereceu-nos a possibilidade de uma Vida nova.

O Evangelho (Mc 15, 1-39) relata-nos a paixão e morte de Jesus. É o momento culminante de uma vida gasta a concretizar o projeto salvador de Deus: libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo, escravidão, sofrimento e morte. Na cruz onde Jesus ofereceu a sua vida até a última gota de sangue, revela-se o incomensurável amor de Deus por nós; na cruz, Jesus disse-nos que o amor até o extremo gera Vida nova e eterna.

Celebrar a paixão e a morte de Jesus é abismar-se na contemplação de um Deus a quem o amor tornou frágil… Por amor, Ele veio ao nosso encontro, assumiu os nossos limites e fragilidades, experimentou a fome, o sono, o cansaço, conheceu a mordedura das tentações, experimentou a angústia e o pavor diante da morte; e, estendido no chão, esmagado contra a terra, atraiçoado, abandonado, incompreendido, continuou a amar, até ao último suspiro, até a última gota de sangue. Esta é a mais espantosa história de amor que é possível contar; ela é a boa notícia que enche de alegria o coração dos fiéis. É esse amor ilimitado e inacreditável que vemos quando olhamos para a cruz de Jesus? E o amor de Jesus, expresso na cruz, torna-se lição que nós acolhemos e que transformamos em gestos concretos de dom e de serviço aos que “viajam” conosco?

Contemplar a cruz onde se manifesta o amor e a entrega de Jesus significa assumir a mesma atitude que Ele assumiu e solidarizar-se com aqueles que são crucificados neste mundo: os que sofrem violência, os que são explorados, os que são excluídos, os que são privados de direitos e de dignidade. Olhar a cruz de Jesus significa denunciar tudo o que gera ódio, divisão, medo, em termos de estruturas, valores, práticas, ideologias; significa evitar que os homens continuem a crucificar outros homens; significa aprender com Jesus a entregar a vida por amor… Viver deste modo pode conduzir à morte; mas o cristão sabe que amar como Jesus é viver a partir de uma dinâmica que a morte não pode vencer: o amor gera vida nova e introduz na nossa carne os dinamismos da ressurreição. A contemplação da cruz de Jesus leva-nos ao compromisso com a transformação do mundo? A contemplação da cruz de Jesus faz com que nos sintamos solidários com todos os nossos irmãos que todos os dias são crucificados e injustiçados? A contemplação da cruz de Jesus dá-nos a coragem para lutarmos contra tudo aquilo que gera sofrimento e morte, mesmo que isso implique correr riscos, ser incompreendido e condenado?

Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
22.03.2024 – Sexta-feira
18h30 –Via-sacra e Missa na Catedral
20h –Missa na Com. Santos Reis c/ benção dos Ramos
23.03.2024 – Sábado
10h – Casamento de Luis Felipe e Jamilla na catedral
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosárioc/ benção dos Ramos
15h30 – Missa Com. Espírito Santo c/ benção dos Ramos
16h – Missa na Com. Pinheiros c/ benção dos Ramos
17h – Missa na Catedral c/ benção dos Ramos
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. dos Navegantesc/ benção dos Ramos
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida c/ benção dos Ramos
19h –Missa na Com. Santo Antônioc/ benção dos Ramos
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Mariac/ benção dos Ramos
19h –Missa na Com. Santo Alberto Magno c/ benção dos Ramos
24.03.2024– Domingo
7h – Missa na Catedral c/ benção dos Ramos
08h30 – Missa na Com. Bom Pastorc/ benção dos Ramos
08h30 – Missa na Com. São José do Maratá c/ benção dos Ramos
9h – Missa na Catedral c/ benção dos Ramos*
10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças c/ benção dos Ramos
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro c/ benção dos Ramos
18h – Missa na Catedralc/ benção dos Ramos
25.03.2024 – Segunda-feira
20h–Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
20h – Terço na Com. Nª Sra. das Graças
26.03.2024 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde e confissões
27.03.2024 – Quarta-feira
19h30 – Missado Crisma na Catedral(benção dos santos Óleos)
28.03.2024 – Quinta-feiraSanta
19h30 – Missacom Lava-Pés na Catedral
19h30 – Missa com Lava-Pés na Com. Santos Reis
19h30 – Missa com Lava-Pés na Com. São José do Maratá
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques