O Amor é atitude!

Queridos irmãos e irmãs, nós somos amados por Deus! A intenção ao destacar isso é realmente chamar a atenção para esta realidade fundamental da nossa fé: Deus nos ama! Que Deus em Sua natureza é amor (1 Jo 4, 8), e que nos ama (Jo 13, 16), é o centro da verdade revelada em Cristo Jesus. Isto nunca pode ser esquecido, tudo o mais depende deste amor, que antes de tudo é dom. Não merecemos este amor, não fizemos por merecer, mas é graça, é presente de Deus. Se Deus nos dá o mandamento de amá-lo (Dt 6, 5), é porque antes nos amou! Deus não poderia nos exigir algo, se antes já não nos tivesse dado, como uma vez pediu Santo Agostinho: “Dá-me aquilo que ordenas, ordena-me aquilo que queres”. Se Deus nos ordena amar, é porque antes nos amou e nos capacitou!

Deus nos ama! Isto é claro! Mas precisamos responder a uma questão fundamental: em que consiste amar a Deus? Para responder esta questão é necessário antes purificar nossa ideia de amor, que no senso comum anda bastante deturpado. Amor não é sentimentalismo, embora o sentimento e a emoção o componham. O amor envolve os sentimentos, mas permanece mesmo quando eles estão ausentes. O amor não descarta, não enjoa, é paciente, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (cf. 1 Cor. 13). Então, podemos concluir que o amor é uma atitude! É um querer firme e determinado, que apesar de toda a adversidade, permanece. Amor é compromisso.

Logo, a resposta para a nossa pergunta está no evangelho deste Domingo, 6° do Tempo Pascal (Jo 14, 15-21): “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. Deus quer de nós um amor maduro e exigente! Se dissemos que amamos a Deus, devemos viver em conformidade com este amor, colocando em prática Sua vontade, Seus mandamentos: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Aqui está o caminho da comunhão com Deus no amor! Este é nosso distintivo (o que distingue): “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”Jo 13, 35.

Que a palavra de Deus deste Domingo nos ajude a crescer na consciência do amor de Deus e do nosso amor para com Ele e aos irmãos e irmãs (1 Ts 3, 12). O Senhor mesmo nos dará a graça necessária para vive-lo: Nos enviará Seu Espirito, o Espírito da Verdade.

Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO:
Missas com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia:
Segunda à sexta-feira às 18h30;
Sábado às 17h;
Domingos às 9h (transmissão pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro).

Últimas Notícias

Destaques