Não tenhais medo! Alegrai-vos!

Na noite santa da Páscoa, na grande Vigília Pascal, a mais importante vigília da Igreja, escutaremos várias leituras do antigo e novo testamento intercalados por salmos, fazendo memória da história da salvação. Mesmo em casa, não podendo nos reunir em comunidade, somos chamados a meditar esta Palavra de Deus e haurir dela toda a força de que necessitamos neste tempo de pandemia, de medo. Mas como celebrar em casa? Estaria a Páscoa este ano incompleta? De modo algum! Vejamos o que pode nos ensinar nossos irmãos(as) judeus que, até os dias de hoje, celebram a ceia pascal (Pessachou ‘passagem’ da escravidão do Egito à terra prometida) em casa, em família. Justamente foi neste contexto que Jesus instituiu a eucaristia e depois celebrou-a no altar da cruz. Na ceia pascal judaica, em um certo momento, aquele que preside conta a história da saída do povo do Egito, das maravilhas de Deus, e todos bendizem seu Nome Santo. Todos comem o cordeiro, pão e vinho, ou seja, foi justamente nesta celebração familiar que se originou a Santa Missa que Jesus deixou à Sua Igreja, também família.
Quando celebramos a Eucaristia em comunidade estamos formando a “grande família de Deus edificada sobre o fundamento dos apóstolos” (Cf. Ef 2, 19). Por isso, celebrar a pascoa em comunidade é muito importante, mas não será menos importante, neste tempo difícil, a celebração na nossa família doméstica, desta que é nossa maior festa e causa de nossa alegria: a ressurreição de Jesus. Então, nesta noite, escutaremos o evangelho que está em Mt 28, 1-10 que narra o encontro das mulheres com o ressuscitado. E que evangelho oportuno! Aparece duas vezes a expressão “Não tenhais medo!”, a primeira vez dita pelo anjo e a segunda pelo próprio Senhor ressuscitado, que também disse: “Alegrai-vos!” Como se alegrar e não ter medo nestes dias de calamidade? A resposta está no próprio evangelho.
Cristo não nos prometeu facilidades e uma vida confortável, mas nos alertou do contrário: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16, 33) E de fato, os apóstolos e as testemunhas da ressurreição foram perseguidos e mortos, mas testemunharam sem medo e com alegria a experiência com o ressuscitado. Pois a ressurreição é certeza da vida sobre a morte, a vitória do bem sobre o mal, e por mais que tenhamos tribulações e aflições, nossa confiança está naquele que venceu o mundo pela sua paixão, morte e ressurreição. Que a meditação da palavra de Deus nesta semana santa diferente das outras gere em nós coragem, lançando para fora todo o medo e nos concedendo uma alegria que ninguém, nem perseguições, fome, doenças, guerras, etc. pode nos tirar.
Que a ressurreição do Senhor renove em nós a mais profunda esperança!
Pe. João Vítor Freitas dos Santos

COMUNICAÇÕES
As missas e celebrações com presença de fiéis estão suspensas por tempo indeterminado.
As demais atividades (como reuniões, catequeses, etc…) da paróquia também suspensas por tempo indeterminado.
Neste ano no Tríduo Pascal, não poderemos nos reunir em comunidade para celebrar por motivo da pandemia, mas vamos viver intensamente em nossas casas esta solenidade, confessando o senhorio de Jesus em nossos lares e meditando sua paixão. Por isso, te pedimos participe das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais. Nossa paróquia irá transmitir todas as celebrações nos horários abaixo pela página da paróquia no Facebook: https://www.facebook.com/catedralmontenegro/

HORÁRIOS MISSAS SEMANA SANTA:
Quinta-feira Santa, dia 9, as 19h.
Sexta-feira Santa, celebração da Paixão, dia 10, as 15h.
Sábado Santo, Vigília Pascal, dia 11, as 19h.
Domingo da Páscoa, dia 12, as 9h (também com transmissão pela rádio América AM 1270).

Últimas Notícias

Destaques