A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que vivemos, testemunha consciente, ativa e comprometida desse projeto de salvação/libertação que Deus Pai tem para os homens.
O Evangelho (Mt 25,14-30) apresenta-nos dois exemplos opostos de como esperar e preparar a última vinda de Jesus. Louva o discípulo que se empenha em fazer frutificar os “bens” que Deus lhe confia; e condena o discípulo que se instala no medo e na apatia e não põe a render os “bens” que Deus lhe entrega (dessa forma, ele está a desperdiçar os dons de Deus e a privar os irmãos, a Igreja e o mundo dos frutos a que têm direito).
Antes de mais, é preciso ter presente que nós, os cristãos, somos agora no mundo as testemunhas de Cristo e do projeto de salvação/libertação que o Pai tem para os homens. É com o nosso coração que Jesus continua a amar os publicanos e os pecadores do nosso tempo; é com as nossas palavras que Jesus continua a consolar os que estão tristes e desanimados; é com os nossos braços abertos que Jesus continua a acolher os imigrantes que fogem da miséria e da degradação; é com as nossas mãos que Jesus continua a quebrar as cadeias que prendem os escravizados e oprimidos; é com os nossos pés que Jesus continua a ir ao encontro de cada irmão que está sozinho e abandonado; é com a nossa solidariedade que Jesus continua a alimentar as multidões famintas do mundo e a dar medicamentos e cultura àqueles que nada têm…
Nós, cristãos, membros do “corpo de Cristo”, que nos identificamos com Cristo, temos a grave responsabilidade de O testemunhar e de deixar que, através de nós, Ele continue a amar os homens e as mulheres que caminham ao nosso lado pelos caminhos do mundo.
Neste domingo, dia 19 de novembrose comemora o Dia Mundial dos Pobres. O tema deste ano é “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar”. O Dia Mundial dos Pobres é uma celebração católica romana, comemorada no 33.º domingo do Tempo Comum desde 2017. Foi estabelecido pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, emitida em 20 de novembro de 2016 para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. O objetivo do dia é chamar a atenção para a pobreza e a necessidade de ajudar os pobres. O Papa Francisco disse que “o Pai Nosso é a oração dos pobres”. Desde então, o Dia Mundial dos Pobres é celebrado anualmente em todo o mundo.
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
17.11.2023 – Sexta-feira
18h30 –Missa na Catedral
18.11.2023 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosário
16h – Missa na Com. Pinheiros
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. dos Navegantes
19h – Missa na Com. SantoAntônio c/ Profissão de Fé Eucaristia
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
19.11.2023– Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Bom Pastor c/ Profissão de Fé Eucaristia
09h – Missa na Catedral **
10h – Missa na Com Nª Sra. das Graças c/ Profissão de Fé Eucaristia
18h – Missa na Catedral
20.11.2023 – Segunda-feira
20h –Missa na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Missa na Com. Santo Antônio
21.11.2023 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
22.11.2023 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
23.11.2023 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.