A Solenidade da Ascensão de Jesus mostra, antes de mais, qual é a meta final do nosso caminho: a comunhão com Deus, a Vida definitiva. Mas, além disso, lembra aos discípulos de Jesus que, enquanto caminham na terra, têm a responsabilidade de continuar a obra de Jesus e de dar testemunho da salvação de Deus.
No Evangelho (Mc 16,15-20), Jesus ressuscitado despede-se dos discípulos e passa-lhes o testemunho. Os discípulos, formados na “escola” de Jesus, têm como missão levar o Evangelho a toda a criatura e dar Vida a todos os que vivem prisioneiros do sofrimento e da morte. De junto do Pai, Jesus continuará a acompanhá-los e a mostrar-lhes os caminhos que eles devem percorrer.
A partida de Jesus, a sua entrada definitiva no mistério do Pai, marca uma etapa nova na história da salvação. Nesse dia começa o tempo da Igreja, o tempo em que a responsabilidade de testemunhar a salvação de Deus fica nas mãos dos discípulos de Jesus. Eles acolheram o convite de Jesus, dispuseram-se a segui-l’O, ouviram as suas palavras, viram os seus gestos, aprenderam as suas lições, foram formados na sua “escola”. Conhecem o projeto de Jesus e adotaram-no como projeto de vida. É altura de se mostrarem adultos e responsáveis na vivência da fé. Não podem continuar a espera de Jesus, à espera de que Jesus faça tudo. Compete-lhes agora continuarem no mundo, com alegria, criatividade e compromisso, a obra libertadora e salvadora de Jesus. Sentimos esta responsabilidade? Somos capazes de vencer os nossos medos e as nossas perturbações, a nossa preguiça e o nosso comodismo, para nos assumirmos como testemunhas coerentes e comprometidas de Jesus e do seu projeto?
No Evangelho segundo Marcos Jesus define a missão dos discípulos como pregar o Evangelho, combater o mal que oprime os homens, curar os doentes e dar Vida a todos aqueles que sofrem. É a mesma tarefa que Jesus cumpriu, por mandato do Pai. O nosso anúncio é uma “boa notícia” que liberta do medo e que acende a esperança? Anunciamos e testemunhamos o amor misericordioso de Deus? Estamos empenhados em combater a injustiça, a violência, o egoísmo, a indiferença, tudo aquilo que gera escravidão e opressão? As pessoas atingidas pelas enchentes e desastres naturais destes últimos dias podem contar com a nossa solidariedade ativa, com o nosso amor, com o nosso esforço para lhes levar Vida?
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
10.05.2024 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral
11.05.2024 – Sábado
15h30– Missa na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida
19h – Missa na Com. São José do Maratá
19h – Missa na Com. Santo Alberto Magno
12.05.2024– Domingo
7h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santos Reis
9h – Missa na Catedral *
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h – Missa na Catedral
13.05.2024 – Segunda-feira
20h–Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
20h – Terço na Com. Nª Sra. das Graças
14.05.2024 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
15.05.2024 – Quarta-feira
18h30 – Missana Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
16.05.2024 – Quinta-feira
17h30 – Adoração e Benção do Santíssimo na Catedral
18h30 – Missana Catedral
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.