A Igreja, acolhendo uma tradição monástica que vem do século XI, dedica o dia 2 de novembro à memória dos fiéis defuntos. Depois de ter celebrado a glória e a felicidade dos Santos, no dia 1 de novembro, a Igreja dedica o dia 2 à oração de sufrágio pelos “irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição”. Assim fica perfeita a comunhão de todos os crentes em Cristo.
O silêncio é a melhor atitude perante a morte. Introduzindo-nos no diálogo da eternidade e revelando-nos a linguagem do amor, põe-nos em comunhão profunda com esse mistério imperscrutável. Há um laço muito forte entre os que deixaram de viver no espaço e no tempo e aqueles que ainda vivem neles. É verdade que o desaparecimento físico dos nossos entes queridos nos causa grande sofrimento, devido à intransponível distância que se estabelece entre eles e nós. Mas, pela fé e pela oração, podemos experimentar uma íntima comunhão com eles. Quando parece que nos deixam, é o momento em que se instalam mais solidamente na nossa vida, permanecem presentes, fazem parte da nossa interioridade. Encontramo-los na pátria que já levamos no coração, lá onde habita a Santíssima Trindade.
Paulo encoraja-nos a vivermos positivamente o mistério da morte, confrontando-nos com ela todos os dias, aceitando-a como lei de natureza e de graça, para sermos progressivamente despojados do que deve perecer até nos vermos milagrosamente transformados no que devemos ser. Deste modo, a “morte quotidiana” revela-se um nascimento: o lento declínio e o pôr-do-sol tornam-se aurora luminosa. Todos os sofrimentos, canseiras e tribulações da vida fazem parte desta “morte quotidiana” que nos levará à vida imortal. Havemos de viver fixando os olhos na bem-aventurada esperança, confiando na fidelidade do Senhor, que nos prometeu a eternidade. Vivendo assim, quando chegar ao fim desta vida, não veremos descer as trevas da noite, mas veremos erguer-se a aurora da eternidade, onde teremos a alegria de nos sentir uma só coisa com o Senhor. Depois de muitas tribulações, seremos completamente seus, e essa pertença será plena bem-aventurança na visão do seu rosto.
Para o cristão, o sofrimento é um tempo de disponibilidade pura, de pura doação e, ao mesmo tempo, uma forma eminente de apostolado, em união a Cristo vítima, na comunhão dos santos, para salvação do mundo. Vivendo assim, prepara-se, assim, para o supremo ato de dádiva, para o último apostolado, o da morte: configurados “a Cristo na morte” (Fil 3, 10).Se a morte de Cristo na Cruz é o ato de apostolado mais eficaz, que remiu o mundo, o mesmo se pode dizer da morte do cristão em união com a morte de Cristo. Não se quer com isto dizer que, sob o ponto de vista humano, a morte do cristão deva ser uma “morte bonita”, tal como não foi bonita, com certeza, a morte de Cristo aos olhos dos homens. Foi, pelo contrário, uma “liturgia esquálida”, de abandono e de desolação. O importante é que seja uma morte “para Cristo e em Cristo” (S. Inácio de Antioquia, SC 10, 132). Imolados com Ele, com Ele ressuscitaremos.
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
27.10.2023 – Sexta-feira
13h – Mil Ave-Marias na Com. Santo Antônio
17h – Assembleia Diocesana de Pastoral em Bom Princípio
18h30 –Missa na Catedral
28.10.2023 – Sábado
17h – Missa na Catedral
29.10.2023– Domingo
07h – Missa na Catedral
09h – Missa na Catedral **
18h – Missa na Catedral
30.10.2023 – Segunda-feira
20h –Terço Comunitário Interativona Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
31.10.2023 – Terça-feira– FERIADO MUNICIPAL
Sem atendimento na secretaria paroquial
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
01.11.2023 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
02.11.2023 – Quinta– FINADOS
Sem atendimento na secretaria paroquial
08h30 – Missa de Finados na Com. Nª Sra Aparecida com benção do Cemitério
08h30 – Missa de Finados na Com. Santos Reis com benção do Cemitério
08h30 – Missa de Finados na Com. São José do Maratá com benção do Cemitério
10h – Missa de Finados na Com. Nª Sra dos Navegantes com benção do Cemitério
10h – Missa de Finados na Com. Santo Alberto Magno com benção do Cemitério
10h – Benção do Cemitério Católico no bairro 5 de maio
18h30 – Missa de Finados na Catedral
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.