Iniciamos um novo tempo litúrgico: o Tempo Comum. O Evangelho deste domingo (Jo 2,1-11) nos apresenta o início do ministério de Jesus, o primeiro sinal que ele realiza, segundo a narrativa de João.
Para situar o texto desse Evangelho no contexto do Evangelho segundo João, é importante notar que o relato vem logo depois do chamado dos primeiros discípulos. O evangelista nos diz que Jesus, sua Mãe e seus discípulos foram convidados para uma festa de casamento em Caná da Galileia. João, no seu Evangelho, não fala em milagres, mas dos sinais que Jesus realizou para indicar sua identidade aos discípulos. Todos esses sinais evidenciam a origem divina de Jesus. Ao narrá-los, o objetivo de João é suscitar a fé em Jesus Cristo. O evangelista, ao concluir sua obra, recordará que Jesus realizou muitos outros sinais não registrados no seu relato, mas os sinais narrados têm como objetivo fazer que todos creiam que Jesus é, de fato, o Filho de Deus enviado ao mundo para redimir a humanidade.
O evangelista João nos fala de que modo Jesus veio revelar um Deus misericordioso, terno, que alegra seus filhos e filhas com sua presença. O vinho que Jesus veio trazer é justamente a alegria da Aliança eterna que ele confirmou com seu sacrifício na cruz. Esse vinho é sinal do amor verdadeiro e da alegria que nos faz festejar com a presença de Jesus e dos irmãos e irmãs. A celebração em comunidade faz, de fato, nosso coração se alegrar com a presença de Jesus e dos irmãos e irmãs?
O que cada personagem dessa narrativa nos ensina? O que nos ensina a Mãe de Jesus, a qual olha para o que falta? Quem incentiva as pessoas a fazerem o que Jesus ordena? Aqueles que acolhem as diretivas de Jesus? Aquele que dá testemunho de onde vem o melhor vinho? Aqueles que se alegram com sua presença e com o vinho novo que Jesus traz? Que lugar ocupo nessa festa?
Nas Escrituras, as imagens de casamento servem para descrever a relação amorosa de Deus com as pessoas. A ausência do vinho nas bodas de Caná nos faz sério questionamento: onde está faltando vinho na nossa vida e em nossa comunidade de fé? Quais são as situações de escassez em nossa sociedade que somente Jesus pode saciar? O que devemos fazer para que a alegria do vinho novo que Jesus oferece chegue a todos?
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
- 17.01.2025 – Sexta-feira
- 18h30 – Missa na Catedral
- 18.01.2025 – Sábado
- 15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosário
- 16h – Missa na Com. Pinheiros
- 17h – Missa na Catedral
- 17h30 – Missa na Com. Nª Sra. dos Navegantes
- 19h – Missa na Com.Imaculado Coração de Maria
- 19h – Missa na Com. Santo Antônio
- 19.01.2025 – Domingo
- 07h- Missa na Catedral
- 08h30 – Missa na Com. Bom Pastor
- 09h – Missa na Catedral**
- 10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças
- 18h –Missa na Catedral
- 20.01.2025 – Segunda-feira
- 20h – Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
- 20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
- 21.01.2025 – Terça-feira
- 18h30–Catedral com benção da saúde
- 22.01.2025 – Quarta-feira
- 18h30 – Catedral
- 23.01.2025– Quinta-feira
- 18h30 –Missa na Catedral