E quem é o meu próximo?

Na parábola do “bom samaritano” (Lc 10,25-37), Jesus quer esclarecer de vez a questão da pergunta que não se cala: “Quem, afinal, é o meu próximo?”. Trata-se de entender a proximidade entre as pessoas. Entre tantas explicações, Jesus ensina que o próximo não é só quem está ao meu lado ou perto de mim. Próximo é aquele por quem eu saio do meu caminho, para chegar até ele, como fez o samaritano na parábola do evangelho deste 15º domingo do tempo comum. Outros três que também viram o pobre homem massacrado no chão desolado continuaram continuamente o seu caminho. Para o coração samaritano existe um só caminho: ajudar.

E quem é o meu próximo? Jesus não explica o conceito de próximo a quem se deve amar, por meio de definições abstratas, mas duma maneira gráfica, concreta e intuitiva, dizendo como atuou uma pessoa que possuía autêntico amor ao próximo.

Não se identifica quem foi o homem assaltado, talvez para realçar que o amor deve ser universal: o samaritano não para para investigar de quem se trata; o que ele sabe é que se trata de um necessitado, embora estranho, desconhecido, sendo até de supor tratar-se de um judeu inimigo, uma vez que o caso se passa na Judeia. O samaritano faz tudo o que a necessidade do desgraçado exige, cumprindo, de maneira perfeita, o amor ao próximo. O doutor da lei tinha perguntado: “quem é o meu próximo?” A história deixa ver, antes de mais, que, quando uma pessoa leva o amor no coração, esse amor já lhe fará ver quem é o próximo. A violação do preceito do amor ao próximo não procede nunca duma falta de conhecimento sobre a sua aplicação prática, mas sim de uma falta de amor. O que importa não é investigar quem é o meu próximo, como faz o doutor da lei, mas o que é preciso é saber ser próximo, proceder como próximo; por isso, Jesus pergunta: “qual dos três se portou como próximo?” Jesus não só acaba com as barreiras de raça, nacionalidade, religião (os samaritanos estavam separados por todas estas barreiras), como também nos situa acima dos acanhados horizontes legalistas do ‘sacerdote’ e do ‘levita’, que se julgavam juridicamente dispensáveis de prestar socorro naquele caso.

Se existe o bom samaritano, existirá também o mau coração samaritano? Certamente que sim. É aquele que não percebe a presença do necessitado. Mais do que não perceber, ele não quer perceber; faz que não vê. Mau coração samaritano é a pessoa que vê o pobre abandonado e sofredor, mas afasta-se dele. O bom coração samaritano é capaz de sair de seu caminho e tomar o caminho do irmão. Só continua seu caminho quando sente garantido o cuidado pelo irmão abandonado na rua.

Jesus não será o primeiro e grande exemplo, o modelo do coração samaritano? Não foi ele que deixou o céu e tomou o nosso caminho aqui na terra e só voltou ao céu depois de garantida a nossa salvação? “Vai e faz o mesmo”. Jesus insiste em que não chega saber a teoria sobre a caridade, mas que é preciso tomar atitudes concretas, como esta. Houve Padres que viram no Bom Samaritano uma figura de Cristo que veio do Céu à terra para salvar a humanidade ferida de morte por causa do pecado em que jazia, abandonada pela Sinagoga (o sacerdote e o levita). Jesus salva essa humanidade caída, e deixa-a entregue à Igreja – a estalagem – até quando voltar, no fim dos tempos.
Pe. Diego Knecht

PROGRAMAÇÃO
08.07.2022 – Sexta-feira
18h30 – terço na Com Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h30 – Missa na Catedral
09.07.2022 – Sábado
15h30 –Missa na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida
19h – Missa na Com. São José do Maratá
19h – Missa na Com. SantoAlberto Magno
10.07.2022 – Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santos Reis
9h – Missana Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h – Missa na Catedral
11.07.2022 – Segunda-feira
20h – 2º dia do Tríduo do Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Terço na Com. Santo Antônio
12.07.2022 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
13.07.2022 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na catedral
14.07.2022 – Quinta-feira
08h – Reunião do Clero da Area de Montenegro em Triunfo
18h30 – Missa na Catedral
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques