E eles serão uma só carne

Queridos irmãos e irmãs, o amor humano – o amor entre um homem e uma mulher –, que envolve atração, desejo, carinho, intimidade sexual e erótica é querido e desejado por Deus. Escutamos na primeira leitura, do livro do Gênesis 2, 18-24, de modo alegórico e metafórico, a criação do homem e da mulher: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. A primeira palavra do homem na criação – pasmem! – não é um louvor a Deus, o que era de se esperar, mas sim uma bela declaração de amor a mulher: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!” Desde então, “o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e eles serão uma só carne”. Esta realidade é experimentada quando surgem os dons/presentes/frutos deste amor humano: os filhos.
Jesus, no evangelho (Marcos 10, 2-16), cita esta passagem do livro do Gênesis e, ainda, afirma que o divórcio acontece por causa da dureza do nosso coração. Contudo, deixa claro que o desejo de Deus é que exista a fidelidade, a unidade e a indissolubilidade do vínculo sagrado entre um homem e uma mulher. Jesus eleva o matrimônio, que já existe desde a criação, à graça de sacramento = sinal visível e eficaz de uma graça invisível. Que graça é esta do sacramento do matrimônio? Ser sinal do amor de Cristo pela Igreja! E como Cristo amou a Igreja? Entregando-se a ela. Deus celebra uma aliança com a humanidade, Jesus, com seu sangue na cruz, institui a nova e perpétua aliança, que será plena no final dos tempos nas “núpcias do cordeiro” (cf. Ap 19, 7.9).

O homem e a mulher, unidos pelo sagrado vínculo do matrimônio, são sinais sacramentais do grande amor de Jesus pela Sua Igreja. Claro que o amor humano tem seus altos e baixos, crises e dificuldades, mas é justamente olhando para o sacrifício de Cristo que se compreende o que queremos dizer quando falamos de amor. O casamento é construído dia a dia no amor, na entrega total de vida, no sacrifício, no carinho, no diálogo e principalmente no perdão. O amor humano entre um homem e uma mulher precisa estar aberto à graça Deus, pois é o Espírito Santo que fortalece este vínculo e ensina a amar. Deus sonhou o amor humano como sinal do amor divino. Estás disposto a sonhar o sonho de Deus?
Pe. João Vítor Freitas dos Santos

PROGRAMAÇÃO
1.10.2021 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral *
19h – Terço na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
2.10.2021 – Sábado
15h – Encontro do ONDA na Catedral
15h30 – Missa Festiva na Com. Nª Sra. do Rosário
16h – Missa na Com. Pinheiros
17h – Missa na Catedral*
17h30 – Missa na Com. Nª Sra Aparecida – 2º dia do Tríduo
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. dos Navegantes
19h – Missa na Com. Santo Antônio
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
3.10.2021 – Domingo
7h- Missa na Catedral
8h30 – Missa na Com. Bom Pastor
9h – Missa na Catedral**
10h – Missa na Com. Nª Sradas Graças
18h – Missa na Catedral
4.10.2021 – Segunda-feira
20h – Terço Interativo na Com. Nª Sra. das Graças **
5.10.2021 – Terça-feira
18h30 –Missa na Catedral com benção da saúde*
6.10.2021 – Quarta-feira
18h30 –Missa na Catedral *
20h – Adoração e Benção do Santíssimo na Catedral*
7.10.2021 – Quinta-feira
18h30 –Missa na Catedral*
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário
* com transmissão ao vivo via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América Am 1270 e YouTube – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida;
Manter o distanciamento na igreja;
Estar durante a missa com máscara;
Higienizar as mãos com álcool gel.

Últimas Notícias

Destaques