Queridos irmãos e irmãs, neste Domingo iniciamos a semana da família em toda a Igreja do Brasil, de 8 à 14 de agosto. O tema é “Alegria do amor na família”, celebrando os 5 anos da publicação da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia sobre o amor na família. Ser família é uma grande graça de Deus e também um compromisso nosso em cultivar e promover este dom. A segunda leitura da liturgia deste Domingo, em Efésios 4, 30-5,2 nos traz conselhos muito úteis para nossa vida em família: “Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda aespécie de maldade”, e como fazer desaparecer tudo isso? Como superar os problemas que atingem nossas famílias? O apóstolo Paulo continua: “Sede bons uns para com os outros, sede compassivos, perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. Vivei no amor…”.
Atitudes de bondade, compaixão, perdão e amor são o caminho para cultivar o dom de nossa vida em família. São atitudes belas nas palavras, mas difíceis de praticar, pois exige de nós autoconhecimento, autodomínio e principalmente conversão, que se dá pela imitação de Cristo Jesus. Conversão é graça de Deus, que necessita da abertura de nosso coração. Cultivar estes dons é belo, mas um difícil caminho. Na primeira leitura (1 Rs 19, 4-8) narra-se o cansaço do profeta Elias que lamenta o fracasso. Mas, aparece um anjo do Senhor e diz: “Levanta-te e come”, oferecendo pão e água. O anjo repete este gesto mais uma vez. Com isso Elias teve força de seguir em frente. Partindo desta história do profeta Elias, podemos nos perguntar: De onde tenho tirado forças para cultivar o dom da família? Tenho me alimentado da força que vem de Deus ou só tenho murmurado? Estou parado e cansado no caminho?
Deus quer fortalecer nossa caminhada familiar! Deus sabe que logo nos cansamos e pensamos em desistir, por isso se faz alimento: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é minha carne dada para a vida do mundo” conforme o evangelho de Jo 6, 41-51. A família deve procurar nos lugares certos a força necessária. A força necessária vem da Palavra de Deus e da Eucaristia! Quem se alimenta do Cristo o imita, converte-se e se fortalece. A família que cultiva esta vida de oração terá ferramentas para enfrentar as dificuldades que surgem no caminho. Jesus se entrega a nós em alimento para nos dar a vida, e nós, somos chamados a acolher esta vida. Que possamos compreender e nos abrir e esta realidade. Uma boa oportunidade para isso é nossa semana da família. Fique ligado(a) na programação!
Desejamos um feliz e abençoado dia dos pais!
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO
6.08.2021 – Sexta-feira
18h – Benção e Adoração ao Santíssimo na Catedral
18h30 – Missa na Catedral*
19h – Terço na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
19h15 – Terço dos Homens na Catedral
7.08.2021 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral*
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida
19h – Missa na Com. Santo Alberto Magno
19h – Missa na Com. São José do Maratá
8.08.2021 – Domingo
7h- Missa na Catedral
8h30 – Missa na Com. Santos Reis
9h – Missa na Catedral – Abertura da Semana da Família**
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h – Missa na Catedral
9.08.2021 – Segunda-feira
18h30 – Semana da Família – Missa na catedral*
20h – Terço Interativo na Com. Nª Sra. das Graças **
10.08.2021 – Terça-feira
18h30 – Semana da Família – Missa na Catedral com benção da saúde*
11.08.2021 – Quarta-feira
18h30 – Semana da Família – Missa na Catedral *
20h – Grupo de Oração na Catedral*
12.08.2021 – Quinta-feira
18h30 –Semana da Família – Missa na Catedral*
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário
* com transmissão ao vivo via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América Am 1270 e YouTube – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.
LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida (60% da capacidade da Igreja).
Manter o distanciamento na igreja;
Estar durante a missa com máscara;
Higienizar as mãos na entrada com álcool gel.