Antes de iniciarmos o tempo da Quaresma, ouviremos no Evangelho do próximo domingo (Mt 6, 24-34) a passagem mais poética de todo “Sermão da Montanha”. Jesus exige de seus discípulos decisão e determinação. Não se pode ser discípulo vivendo de forma ambígua. Ou servir a Deus ou servir ao dinheiro.
A fidelidade ao projeto de Deus exige uma escolha radical: ou os tesouros terrestres ou os tesouros celestes. Por amor ao dinheiro, o ser humano perde sua liberdade e dignidade, quando dedicamos a nossa vida ao dinheiro, organizamosa vida em torno de coisas efêmeras, que passam.
Por amor ao dinheiro o ser humano se dispõe a enganar, a roubar, a matar, a arruinar a vida dos outros, a perder as amizades e até a renunciar ao afeto familiar por falta de tempo. (“Não tenho tempo para a família, preciso trabalhar”) Quem adora o dinheiro tem tudo, mas não é livre. Transforma-se num escravo. Perde-se a paz e surgem ansiedades, preocupações.
Quem opta pelo Reino e pela justiça de Deus adquire maior liberdade diante da vida e de suas exigências naturais. A confiança na Providência Divina elimina a ansiedade com a retribuição neste mundo e nos dá liberdade.
“Não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber. Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam” Podemos até nos escandalizar com a parábola dos lírios do campo: Jesus está propagando uma mentalidade de sombra e água fresca?
Jesus não está pregando a desocupação nem a despreocupação, mas apenas apontando a “pré-ocupação”, aquilo que precede toda ocupação. Pois, se a “pré-ocupação”, não está bem acertada, as nossas ocupações são todas em vão. E a “pré-ocupação” deve ser “o Reino de Deus e sua justiça”, ou seja, todo o bem que Deus quer para sua gente e para toda a criação.
Assim, podemos contar com a providência de Deus, para que possamos cumprir a missão que Ele nos confia. Não a despreocupação, mas a liberdade e a simplicidade no serviço do Reino é a mensagem da parábola dos lírios. A confiança na Providência não é contrária à responsabilidade e ao engajamento. Quanto mais confiamos em Deus, tanto mais cresce nossa responsabilidade. Devemos confiar como se tudo dependesse de Deus e nos empenhar como se tudo dependesse de nós.
Seguir Jesus é crer na Providência Divina! Deus abençoe você!
Pe. Diego Knecht e Pe. Augusto Schneider
PROGRAMAÇÃO
25.02.2017- Sábado
17h- Missa na Catedral
26.02.2017- Domingo
07h- Missa na Catedral / 09h- Missa na Catedral / 18h- Missa na Catedral
27.02.2017 – Segunda-feira
Não haverá expediente na Secretaria da Paróquia
28.02.2017 – Terça-feira – CARNAVAL
Não haverá expediente na Secretaria da Paróquia / 18h30- Missa na Catedral com Benção da Saúde
01.03.2017- Quarta-feira de Cinzas
Inscrições para Catequese de 1ª Eucaristia e Crisma – De 01/03 até 31/03 na Secretaria da Paróquia
15h- Missa no Recanto das Vovós / 18h30 – Reunião com os pais das crianças da catequese de 1ª Eucaristia na capela Na. Sra. Aparecida – 2ª etapa / 18h30- Missa na Catedral com aspersão de cinzas / 20h- Missa na Catedral com aspersão de cinzas
02.03.2017– Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral / 19h30- Reunião dos Ministros da Eucaristia no Centro Catequético / 20h- Reunião de Coordenadores do M.C.J.
03.03.2017– Sexta-feira
14h30 – Reunião e posse da Nova Diretoria do Apostolado da Oração das Senhoras com missa / 18h30 – Missa na Catedral / 18h30 – Reunião geral de pais crianças da Catequese de 1ª Eucaristia na Capela Na. Sra. dos Navegantes – 2ª etapa