No próximo domingo, dia 22, teremos uma celebração muito especial na nossa paróquia. Será a Dedicação da nossa catedral. É o momento de agradecera Revitalização do nosso templo. É a “reinauguração” de nossa igreja.Vamos entender um pouco o que significa este rito.
A Igreja necessita de um templo para se encontrar. No fim do século I, eram edifícios denominados “Casa de Assembleia”; no século II, “Casa de Deus”, estes últimos normalmente foram edifícios de poderosos, que se convertiam e doavam esses edifícios para a Igreja. Isso é bem identificado por volta do ano 300 d.C, quando Constantino recebeu a evangelização de sua mãe Santa Helena. Esses espaços e outros construídos passaram a ser oficialmente os locais de oração, do culto eucarístico, da pregação da Palavra, local onde se cultivava a fé. Esse local é a igreja; ela era e é o local de encontro. Assim como no Antigo Testamento, Deus se manifestava na tenda ou no próprio templo, a Igreja acredita e celebra a presença de Deus também no templo, a igreja.
Quando a construção de uma igreja termina, a celebração que marca a vida dela tem o nome de “dedicação”, que pode ser traduzida como consagração, sagração ou inauguração. O termo, normalmente, mais usado é “dedicação”, toda igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos, aos santos inscritos no Martirológio Romano. Na dedicação da igreja, o rito é belíssimo e muito rico de significados. É o bispo da diocese quem dedica a nova igreja. Ali acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia.
Parte por parte, com muito significado, a água aspergida logo no início é um clamor para que todo local seja purificado, lavado por Deus tanto as paredes quanto cada fiel que participar, é um rito penitencial, por isso não há o ato penitencial como de costume. As unções do altar e das paredes ungem aquela mesa que será usada para o sacrifício eucarístico, a unção ainda exala aquele belo e agradável odor do qual todos somos chamados a exalar, o odor de Cristo. O incenso, a fumaça que sobe aos céus são as nossas aorações, nossos pedidos elevados ao Pai. Desde os primeiros séculos, celebrava-se nas catacumbas sobre as relíquias dos mártires, os santos que deram a vida por amor a Jesus Cristo; assim, a deposição das relíquias no altar, hoje não mais exigido que seja de um mártir, nos recorda a doação, a entrega dos santos como resposta ao amor divino. A iluminação: Cristo é a Luz que ilumina, a Luz por excelência que nos tirou da escuridão, por Ele somos iluminados, por Ele também iluminaremos onde chegarmos, levando a luz que é Cristo.
Por fim, o rito de dedicação de uma igreja diz muito da nossa fé, é uma celebração que se deve viver com muita piedade e atenção. E cada vez que entrarmos numa igreja, tenhamos o devido respeito, amor por cada espaço daquele local, é um local sagrado, onde Deus manifesta a Sua glória e misericórdia, um local de encontro com o Pai por meio de Jesus Cristo no Espírito Santo, lugar de falar e de ouvir a Deus, lugar de celebrar, de pedir, de dar graças por tantos benefícios vindos do Alto. Naquela igreja ou capela que frequentamos, seremos agraciados por Deus e cheios d’Ele voltemos para casa, para o trabalho, para transbordar o Seu amor.
Você é nosso convidado especial para esta bonita celebração. Após a missa teremos uma confraternização com venda de lanches e bebidas no pátio da catedral.
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
20.10.2023 – Sexta-feira
18h30 –Missa na Catedral
21.10.2023 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. das Graças com Crismas
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Com.Santo Antônio com Crismas
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida
19h – Missa na Com. São José do Maratá com Crismas
19h – Missa na Com. Santos Reis
22.10.2023– Domingo
07h – Missa na Catedral
09h – Missa na Catedralcom Crismas**
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h – Missa de Dedicação da Catedral na Catedral– após vendas de lanches e bebidas no pátio da catedral.
23.10.2023 – Segunda-feira
20h –Terço Comunitário Interativona Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oraçãona Com. Santo Antônio
24.10.2023 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
25.10.2023 – Quarta-feira
18h30 – Missana Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
26.10.2023 – Quinta-feira
18h30 – Missana Catedral
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.