Dar frutos na vinha do Senhor

O Evangelho (Mt22,1-14) do 28º Domingo do Tempo Comum sugere que é preciso segurar o convite de Deus. Os interesses e as conquistas deste mundo não podem distrair-nos dos desafios de Deus. A opção que fizemos no dia do nosso batismo não é conversa fiada; mas é um compromisso sério, que deve ser vivido de forma coerente.
A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem do banquete para descrever esse mundo de felicidade, de amor e de alegria sem fim que Deus quer oferecer a todos os seus filhos.

Na primeira leitura, Isaías anuncia o banquete que um dia Deus, na sua própria casa, vai oferecer a todos os Povos. Acolher o convite de Deus e participar nesse banquete é aceitar viver em comunhão com Deus. Dessa comunhão resultará, para o homem, a felicidade total, a vida em abundância.

No evangelho, a questão decisiva não é se Deus convida ou se não convida; mas é se se aceita ou se não se aceita o convite de Deus para o banquete do Reino. Os convidados que não aceitaram o convite representam aqueles que estão demasiado preocupados a dirigir uma empresa de sucesso, ou a escalar a vida a pulso, ou a conquistar os seus cinco minutos de fama, ou a impor aos outros os seus próprios esquemas e projetos, ou a explorar o bem-estar que o dinheiro lhes conquistou e não têm tempo para os desafios de Deus. Vivemos obcecados com o imediato, o politicamente correto, o palpável, o material, e prescindimos dos valores eternos, duradouros, exigentes, que exigem o dom da própria vida. A questão é: onde é que está a verdadeira felicidade?

Nos valores do Reino, ou nesses valores passageiros que nos absorvem e nos dominam?
Os convidados que não aceitaram o convite representam também aqueles que estão instalados na sua autossuficiência, nas suas certezas, seguranças e preconceitos e não têm o coração aberto e disponível para as propostas de Deus. Trata-se, muitas vezes, de pessoas sérias e boas, que se empenham seriamente na comunidade cristã e que desempenham papéis fundamentais na estruturação dos organismos paroquiais… Mas “nunca se enganam e raramente têm dúvidas”; sabem tudo sobre Deus, já construíram um deus à medida dos seus interesses, desejos e projetos e não se deixam questionar nem interpelar. Os seus corações estão, também, fechados à novidade de Deus.

Os convidados que aceitaram o convite representam todos aqueles que, apesar dos seus limites e do seu pecado, têm o coração disponível para Deus e para os desafios que Ele faz. Percebem os limites da sua miséria e finitude e estão permanentemente à espera de que Deus lhes ofereça a salvação. São humildes, pobres, simples, confiam em Deus e na salvação que Ele quer oferecer a cada homem e a cada mulher e estão dispostos a acolher os desafios de Deus.

A parábola do homem que não vestiu o traje apropriado convida-nos a considerar que a salvação não é uma conquista, feita de uma vez por todas, mas um sim a Deus sempre renovado, e que implica um compromisso real, sério e exigente com os valores de Deus. Implica uma opção coerente, contínua, diária com a opção que eu fiz no Baptismo… Não é um compromisso de meias tintas, de tentativas falhadas, de tanto se me dá como se me deu; mas é um compromisso sério e coerente com essa vida nova que Jesus me apresentou.
Pe. Diego Knecht

PROGRAMAÇÃO
13.10.2023 – Sexta-feira
18h30 –Missa na Catedral
14.10.2023 – Sábado
15h – Casamento na catedral
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosário
16h – Missa na Com.Pinheiros
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. dos Navegantes
19h – Missa na Com. SantoAntônio
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
19h30 – Encontro de Coros na catedral
15.10.2023– Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Bom Pastor
09h – Missa na Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças
10h – Missa Festiva na Com. Nª Sra. Aparecida
18h – Missa na Catedral
16.10.2023 – Segunda-feira
20h –Terço Comunitário Interativona Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oraçãona Com. Santo Antônio
17.10.2023 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
18.10.2023 – Quarta-feira
18h30 – Missana Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
19.10.2023 – Quinta-feira
18h30 – Missana Catedral

** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques