Neste 29º Domingo do Tempo Comum, o Evangelho que refletiremos vem do evangelista São Lucas (Lc 18,1-8), que nos faz recordar a necessidade de rezar sempre. A oração não é uma fórmula mágica e automática para levar Deus a fazer-nos as “vontadezinhas”… Muitas vezes, Deus terá as suas razões para não dar muita importância àquilo que Lhe pedimos: às vezes pedimos a Deus coisas que nos compete a nós conseguir (por exemplo, passar nas provas escolares); outras vezes, pedimos coisas que nos parecem boas, mas que a médio prazo podem roubar-nos a felicidade; outras vezes, ainda, pedimos coisas que são boas para nós, mas que implicam sofrimento e injustiça para os outros… É preciso termos consciência disto; e quando parece que Deus não nos ouve, perguntemos a nós próprios se os nossos pedidos farão sentido, à luz da lógica de Deus.
“É preciso rezar sempre sem desencorajar”. Jesus tomou o exemplo da viúva que pede obstinadamente que a justiça lhe seja feita, para ilustrar o seu convite a uma oração perseverante. Mas poderíamos esperar esta conclusão: “Se vós insistis sem cessar junto de Deus com a vossa oração, então, como o juiz, Ele acabará por ceder e atenderá o vosso pedido”. Mas não! Jesus parece incoerente. Ele diz: “E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa”.
É preciso rezar longamente, com perseverança, sem desencorajar e então Deus escuta-nos depressa, sem tardar! Tudo isso não é muito lógico! Mas que quer Jesus dizer-nos? A palavra-chave é que “Deus faz-nos justiça”. É uma palavra terrivelmente ambígua. A justiça entre os homens é indispensável. Consiste em dar a cada um o que lhe é devido, a reconhecer os deveres e os direitos de cada um. Há leis para dizer quais são esses direitos e deveres, há juízes para aplicar essas leis. Mas a justiça humana é sempre muito limitada e é preciso, muitas vezes, uma longa paciência para que ela seja, ao menos um pouco, aplicada! Com Deus, as coisas não são assim. Deus não é um juiz mais perfeito que os juízes terrestres, a justiça de Deus não é um decalque eterno da justiça humana.
Jesus veio revelar-nos que Deus é Amor. Desde então, Deus é justo quando a sua ação é “ajustada” ao seu ser, é justo quando ama. O mais alto degrau da justiça é perdoar e fazer misericórdia, porque aí se manifesta em plena luz a verdadeira natureza de Deus, o seu amor totalmente gratuito. É precisamente isso que pedem os “eleitos”, aqueles que compreenderam qual é a justiça de Deus: Ó Deus, dá-me o teu amor, o teu Espírito Santo, para que Ele ajuste o meu coração e toda a minha vida ao teu amor. Perdoa os meus pecados”. Esta oração, Deus atende-a sem tardar, como fez ao bom ladrão: “Hoje, estarás comigo no Paraíso”. Esta oração, posso e devo fazê-la todos os dias, sem me cansar, sem me desencorajar, porque é todos os dias que preciso ser ajustado ao amor de Deus.
Queremos estender nossos sinceros parabéns aos professores(as) e aos médicos(as) que no dia 15 e 18, respectivamente, celebram a recordação do seu dia. Obrigado pelas suas missões e vocações!
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
14.10.2022 – Sexta-feira
16h – terço na Com Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h30 – Missa na Catedral
15.10.2022 – Sábado
15h – Encontro do Girassol no salão paroquial
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosário
16h – Missa na Com. Pinheiros
17h – Missana Catedralc/ casamento
17h30 – Missana Com. Nª Sra. dos Navegantes
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
19h – Missa na Com. Santo Antônio
16.10.2022 – Domingo
07h – Missa na Catedral
8h30 – Missa na Com. Bom Pastor
9h – Missana Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças
18h – Missa na Catedral
17.10.2022 – Segunda-feira
20h –Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
18.10.2022 – Terça-feira
14h – atendimento da Cáritas
14h – Pastoral da Saúde
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
19.10.2022 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na catedral
20.10.2022 – Quinta-feira
14h – atendimento da Cáritas
14h – Pastoral da Saúde
18h30 – Missa na Catedral
18h30 – Terçona Com. Nª Sra. do Rosário
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.