Cinzas: Confiança em Deus

Caríssimos irmãos e irmãs, na próxima quarta-feira, dia 14, iniciaremos o tempo da Quaresma. A Quarta-Feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência de carne, nos insere num tempo de 40 dias de preparação para a maior festa cristã. A Liturgia da Quarta-feira de Cinzasdá a orientação correta para vivermos frutuosa mente a Quaresma, tempo favorável de graça, dia de salvação. Penitência e arrependimento não são caminho de tristeza, de depressão, mas caminho de luz e de alegria, porque, se nos levam a reconhecer a nossa verdade de pecadores, também nos abrem ao amor e à misericórdia de Deus.

Renovados pelo amor, podemos viver alegre e confiadamente na presença de Deus, nosso Pai, cumprindo humildemente tudo quanto Lhe agrada e é útil para os irmãos. E a presença do Pai, no mais íntimo de nós mesmos, garante-nos a verdadeira alegria.

Jesus, no evangelho (Mt 6,1-6.16-18), mostra-nos qual deve ser a nossa atitude quando praticamos obras de penitência (tais como a esmola, a oração, o jejum), e insiste na retidão interior, garantida pela intimidade com o Pai. Era essa a atitude e a orientação do próprio Jesus em todas as suas palavras e obras. Nada fazia para ser admirado pelos homens. Nós podemos ser tentados a fazer o bem para obtermos a admiração dos outros. Mas essa atitude, por um lado, fecha-nos em nós mesmos, por outro lado projeta-nos para fora de nós, tornando-nos dependentes da opinião dos outros.

Há, pois, que fazer o bem porque é bem, e porque Deus é Deus, e nos dá oportunidade de vivermos em intimidade e solidariedade com Ele, para bem dos nossos irmãos. Estar cheios de Deus, viver na sua presença, é a máxima alegria neste mundo, e garante-nos essa mesma situação, levada à perfeição, no outro.

Façamos nesta Quaresma as obras de penitência que pudermos. Mas façamo-las na intimidade e na presença do Senhor, que havemos de procurar na oração, na Eucaristia, na comunidade… Não esqueçamos a ascese, especialmente a que nos é exigida pelo fiel cumprimento dos nossos compromissos com Deus e com os irmãos.

Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
09.02.2024 – Sexta-feira
18h30 –Missa na Catedral
10.02.2024 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida
19h –Missa na Com. Santo Alberto Magno
19h – Missa na Com. São José do Maratá
11.02.2024– Domingo
7h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santos Reis
9h – Missa na Catedral *
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h – Missa na Catedral
12.02.2024 – Segunda-feira
Sem atendimento na secretaria paroquial
20h–Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
20h – Terço na Com. Nª Sra. das Graças
13.02.2024 – Terça-feira– carnaval
Sem atendimento na secretaria paroquial
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
14.02.2024 – Quarta-feira de Cinzas
Jejum e abstinência de carne
19h30 – Missa com imposição das Cinzas na Catedral
15.02.2024 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral

** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques