“Quem me ama realmente guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. (Jo14,23).” Estamos no 6º Domingo do Tempo Pascal, último domingo antes da Ascensão, que encerra a presença humana de Cristo na terra. O anúncio dessa separação provoca tristeza aos apóstolos.Cristo lhes garante que não os deixará sós, pelo contrário, continuará presente, embora de outra forma.A comunidade, que ama, torna-se uma morada de Deus.
Que alegria saber que a Santíssima Trindade habita em nossa pobreza. E que o que ele nos pede, é algo que podemos dar, o nosso amor…Entre os pagãos: Deus era um ser longínquo, vingativo…Em Israel: O Povo adorava um Deus mais próximo:”Emanuel”: Deus conosco, a Arca da Aliança, a Tenda…”Porei minha casa bem no meio de vós,e o meu coração nunca mais vos deixará”. (Lev 26,11)
No tempo de Jesus: Morada de Deus era o Templo de Jerusalém…Para Cristo, morada de Deus pode ser o coração de todo cristão:”O Pai e Eu faremos nele morada…”Com a Samaritana: fala dos adoradores em “espírito e verdade”.Os verdadeiros adoradores do Pai não precisam de uma Igreja de luxo… Deus poderá ser adorado na igreja do coração de todo cristão.
Estará presente até os confins da terra:essa presença do Espírito não pode ficar fechada e escondida no coração dos discípulos. Pelo contrário, deverá ser revelada até os “confins da terra” pelo testemunho dos Apóstolos e de quantos amam Jesus de verdade.A missão de Jesus: ser testemunha até Jerusalém…A missão dos Apóstolos: serem testemunhas até os “confins da terra”.
A Morada de Deus na pessoa, que escuta a Palavra de Jesus, cria uma nova relação entre Deus e a pessoa humana. No culto da nova aliança, mais que em templos materiais e em altares de pedra, Deus habita de forma íntima e profunda na comunidade de fé e em cada um de seus membros. Mora em quem ama a Cristo mediante a escuta e a prática de sua Palavra. A pessoa humana é o templo da presença de Deus.Cada cristão, que assume o projeto de Deus, é a morada, onde Deus se encontra e se manifesta ao mundo.
Pelo amor sabemos que Deus caminha conosco. E esse amor nos faz acreditar sempre que somos morada do Espirito Santo. Levamos Deus para as pessoas. Somos portadores do amor de Deus?
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
20.05.2022 – Sexta-feira
14h30 – Reunião das Zeladoras de Capelinhas na catedral.
18h30 – Missa na Catedral
18h30 – terço na Com Nª Sra. do Perpetuo Socorro
21.05.2022 – Sábado
15h – Encontro do Girassol no salão paroquial
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida
19h – Missa na Com. Santos Reis
22.05.2022 – Domingo
7h – Missa na Catedral
8h30 – Missa naCom. Santo Alberto Magno
8h30 – Missa na Com. São José do Maratá
9h – Missana Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
11h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças
18h – Missa na Catedral
23.05.2022 – Segunda-feira
20h – Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Terço na Com. Santo Antônio
24.05.2022 – Terça-feira
18h30 –Missa na Catedral com benção da saúde
19h30 – Reunião com coordenações de pastorais e movimentos da catedral no salão paroquial
25.05.2022 – Quarta-feira
18h30 –Missa na Catedral
19h30 – Reunião com coordenações das capelas do interiorna Com. Nª Sra. Aparecida
20h- Grupo de Oração da RCC na catedral
26.05.2022 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário
19h30 – Reunião com coordenações das capelas dos bairros na Com. Nª Sra. das Graças;
** com transmissão ao vivo via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YouTube – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.