Estamos no 4º Domingo do Advento. O evangelho (Mt 1,18-24) nos apresenta a anunciação do anjo a José de que Maria seria a mãe do Salvador e suas reações. O gesto-símbolo para este domingo pode ser a comunhão em silêncio: é no silêncio e na contemplação que Maria acolheu o Corpo Sagrado; é num profundo recolhimento que podemos receber nas nossas mãos o grão lançado à terra…
Esse Jesus que esperamos é o “Deus que vem ao encontro dos homens”, para lhes oferecer a salvação. A festa do Natal que se aproxima deve ser o encontro de cada um de nós com este Deus; e esse encontro só será possível se tivermos o coração disponível para O acolher e para abraçar a proposta que Ele nos veio fazer.
Com frequência, o Natal é a festa pagã do consumismo, dos presentes obrigatórios, da refeição melhorada, das tradições familiares que têm de ser respeitadas mesmo quando não significam nada… O meu Natal – este Natal que estou a preparar no meu coração – é uma celebração pagã ou um verdadeiro encontro com esse Deus libertador, cuja proposta de salvação estou interessado em escutar e acolher?
A figura de Maria é uma figura incontornável para quem prepara o Natal: é a figura que está sempre disponível para escutar os apelos de Deus e que lhes responde com um “sim” de disponibilidade total… É esse “sim” e essa disponibilidade que tornam possível a presença salvadora de Deus no mundo. Estou na mesma atitude de disponibilidade aos desafios de Deus? Sou capaz de dizer todos os dias “sim”, de forma a que, através de mim, Deus possa nascer no mundo e salvar os homens?
Outra figura que nos interpela e questiona neste tempo de Advento é a figura de José… Ele é o homem a quem Deus envolve nos seus planos – planos que, provavelmente, lhe parecem misteriosos e inacessíveis – mas que tudo aceita, numa obediência total a Deus. Sou capaz de acolher os projetos de Deus, mesmo quando eles desorganizam os meus projetos pessoais, com a mesma disponibilidade de José, na obediência total aos esquemas de Deus?
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
16.12.2022 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral c/ confissões
17.12.2022 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Nª Sra do Rosário c/ confissões
16h – missa na Com. Pinheiros c/ confissões
17h – Missa na Catedral c/ confissões
17h30 – Missa na Com. Nª Sra dos Navegantes c/ confissões
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria c/ confissões
19h – Missa na Com. Santo Antônio c/ confissões
18.12.2022 – Domingo
07h – Missa na Catedral c/ confissões
08h30 – Missa na Com. Bom Pastor c/ confissões
9h – Missa na Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graçasc/ confissões
18h – Missa na Catedral
19.12.2022 – Segunda-feira
20h –Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
20.12.2022 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúdee confissões
21.12.2022 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral c/ confissões
20h – Grupo de Oração RCC na catedral
22.12.2022 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral c/ confissões
18h30 – Terçona Com. Nª Sra. do Rosário
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.