No evangelho do 3º Domingo do tempo do Advento (Mt 11,2-11) vemos o interesse do evangelista em mostrar as atitudes que as distintas pessoas ou grupos vão assumir diante de Jesus. A narração é retomada com a pergunta dos enviados de João Batista, que está na prisão, por ordem de Herodes Antipas, a quem o Batista havia criticado por viver maritalmente com a cunhada: Jesus é mesmo “o que está para vir”?
A pergunta não é ociosa… João esperava um Messias que viesse lançar fogo à terra, castigar os maus e os pecadores, dar início ao “juízo de Deus”; mas, ao contrário, Jesus aproximou-Se dos pecadores, dos marginais, dos impuros, estendeu-lhes a mão, mostrou-lhes o amor de Deus, ofereceu-lhes a salvação. João e os seus discípulos estão, pois, desconcertados: Jesus será o Messias esperado, ou é preciso esperar um outro que venha atuar de uma forma mais decidida, mais lógica e mais justiceira?
Mateus tem um interesse especial pela figura de João Batista. Para ele, João é o precursor que veio preparar os homens para acolher Jesus. É provável que, ao fazer esta apresentação, o evangelista se queira dirigir aos discípulos de João que ainda continuavam ativos na época em que o Evangelho foi escrito… Mateus pretende clarificar as coisas e “piscar o olho” aos discípulos de João, no sentido de que eles concordem à proposta cristã e entrem na Igreja de Jesus.
O evangelho divide-se em duas partes… Na primeira, Jesus responde à pergunta de João e dá a entender que Ele é o Messias (vers. 2-6); na segunda, temos a apreciação que o próprio Jesus faz da figura e da ação profética de João (vers. 7-11).
Jesus tem consciência de ser o Messias? A resposta é obviamente positiva; para dá-la, Jesus recorre a um conjunto de citações de Isaías que definem, na perspectiva dos profetas, a ação do Messias enviado de Deus: dar vida aos mortos, curar os surdos, dar vista aos cegos, dar liberdade de movimentos aos coxos, anunciar a Boa Nova aos pobres. Ora, se Jesus realizou estas obras, é porque Ele é o Messias, enviado por Deus para libertar os homens e para lhes trazer o “Reino”. A sua mensagem e os seus gestos contêm uma proposta libertadora que Deus faz aos homens.
Na segunda parte, temos a declaração de Jesus sobre o Batista. Mateus utiliza um recurso retórico muito conhecido: uma série de perguntas que convidam os ouvintes a dar uma resposta concreta. A resposta às duas primeiras questões é, evidentemente, negativa: João não é um pregador oportunista cuja mensagem segue as modas, nem um elegante convencido que vive no luxo. A resposta à terceira é positiva: João é um profeta e mais do que um profeta. A declaração, que começa com uma referência à Escritura, pretende clarificar qual a relação entre ambos e o lugar de João no “Reino”: João é o precursor do Messias; é “Elias”, aquele que tinha de vir antes, a fim de preparar o caminho para o Messias… No entanto, aqueles que entraram no “Reino” através do seguimento de Jesus são mais do que Ele.
Este terceiro domingo do Advento é o domingo da alegria. A alegria está intimamente ligada à paz. Paz e alegria: duas grandes riquezas que queremos para o nosso mundo. Como podemos ser testemunhas da paz e da alegria de Cristo? A festa de Natal, este ano, mudará alguma coisa à nossa volta?
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
09.12.2022 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral
10.12.2022 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo c/ confissões
17h – Missana Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra Aparecida c/ confissões
19h – Missa na Com. São José do Maratá c/ confissões
19h – Missa na Com. Santo Alberto Magno c/ confissões
11.12.2022 – Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santos Reis c/ confissões
9h – Missana Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro c/ confissões
18h – Missa na Catedral
12.12.2022 – Segunda-feira
20h –Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
13.12.2022 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
14.12.2022 – Quarta-feira
18h30 – Missana Catedral
20h – Grupo de Oração RCC na catedral
15.12.2022 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral
18h30 – Terçona Com. Nª Sra. do Rosário
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.