A Palavra de Deus, neste último domingo do ano litúrgico (Lc 23,35-43), convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus. Deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se exerce no amor, no serviço, no perdão, no dom da vida.O quadro que Lucas nos apresenta é dominado pelo tema da realeza de Jesus… Como é que se define e apresenta essa realeza?
Presidindo à cena, dominando-a de alto a baixo, está a famosa inscrição que define Jesus como “rei dos judeus”. É uma indicação que, face à situação em que Jesus Se encontra, parece irônica: Ele não está sentado num trono, mas pregado numa cruz; não aparece rodeado de súditos fiéis que O incensam e adulam, mas dos chefes dos judeus que O insultam e dos soldados que O satirizam; Ele não exerce autoridade de vida ou de morte sobre milhões de homens, mas está pregado numa cruz, indefeso, condenado a uma morte infamante… Não há aqui qualquer sinal que identifique Jesus com poder, com autoridade, com realeza terrena.
Contudo, a inscrição da cruz descreve com precisão a situação de Jesus, na perspectiva de Deus: Ele é o “rei” que preside, da cruz, a um “Reino” de serviço, de amor, de entrega, de dom da vida. Neste quadro, explica-se a lógica desse “Reino de Deus” que Jesus veio propor aos homens.
O quadro é completado por uma cena bem significativa para entender o sentido da realeza de Jesus… Ao lado de Jesus estão dois “malfeitores”, crucificados como Ele. Enquanto um O insulta, este representa aqueles que recusam a proposta do “Reino”, o outro pede: “Jesus, lembra-Te de mim quando vieres com a tua realeza”. A resposta de Jesus a este pedido é: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. Jesus é o Rei que apresenta aos homens uma proposta de salvação e que, da cruz, oferece a vida. O “estar hoje no paraíso” não expressa um dado cronológico, mas indica que a salvação definitiva (o “Reino”) começa a fazer-se realidade a partir da cruz. Na cruz manifesta-se plenamente a realeza de Jesus que é perdão, renovação do homem, vida plena; e essa realeza abarca todos os homens – mesmo os condenados – que acolhem a salvação.
Celebrar a Festa de Cristo Rei do Universo não é celebrar um Deus forte, dominador que Se impõe aos homens do alto da sua onipotência e que os assusta com gestos espetaculares; mas é celebrar um Deus que serve, que acolhe e que reina nos corações com a força desarmada do amor. A cruz, ponto de chegada de uma vida gasta a construir o “Reino de Deus”, é o trono de um Deus que recusa qualquer poder e escolhe reinar no coração dos homens através do amor e do dom da vida.
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
18.11.2022 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral
19.11.2022 – Sábado
15h – Encontro GIRASSOL
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosário
16h – Missa na Com. Pinheiros
17h – Missana Catedral(40 anos da Cáritas)
17h30 – Missa na Com. Nª Sra dos Navegantes
18h – Casamento na Com. Espírito Santo
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
19h – Missa na Com. Santo Antônio c/ profissão de Fé
20.11.2022 – Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Bom Pastor c/ profissão de Fé
9h – Missana Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra das Graças c/ 1ª Eucaristia
10h – Missa na Com. São José do Maratá c/ 1ª Eucaristia
18h – Missa na Catedral
21.11.2022 – Segunda-feira
20h –3º Dia Do Tríduo na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
22.11.2022 – Terça-feira
14h – atendimento da Cáritas
14h – Pastoral da Saúde
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
20h – Formação Litúrgica no Salão paroquial
23.11.2022 – Quarta-feira
18h30 – Missana Catedral
20h – Grupo de Oração na catedral
24.11.2022 – Quinta-feira
14h – atendimento da Cáritas
14h – Pastoral da Saúde
18h30 – Missa na Catedral
18h30 – Terçona Com. Nª Sra. do Rosário
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.