Queridos irmãos e irmãs, na liturgia deste Domingo, Deus nos provoca a superar todo o formalismo e o rigorismo religioso. Na primeira leitura, do livro do Deuteronômio (4, 1-2. 6-8), Moisés exorta Israel a ouvir as leis e os decretos da parte de Deus e, assim, cumpri-los. Guardar os mandamentos e os praticar é, segundo Moisés, “sabedoria e inteligência perante os povos”. Mas o que significa guardar os mandamentos? Em primeiro lugar, é importante deixar claro que o Senhor nos dá mandamentos unicamente para nos guiar para a felicidade e realização completa da finalidade de nossa existência. Por exemplo, imagine se Deus desse algum mandamento a um celular (poderia ser qualquer objeto, mas é só um exemplo…), quais mandamentos daria? Alguns deles poderiam ser: não se jogue na água, carregue-se corretamente, proteja-se dos vírus, etc. Ou seja, tudo o que é contrário a estes mandamentos faria mal unicamente ao próprio aparelho celular.
Sendo assim, os mandamentos têm uma função pedagógica: eles nos ajudam, junto com nossa consciência, a fazer o bem e evitar o mal. O mandamento é positivo. O problema é quando entram no coração humano os rigorismos, formalismos e legalismos.Quando isso acontece, os mandamentos são vividos de um modo estéril, sendo cumpridos apenas para “mostrar” aos outros, ou, ainda, julgar quem aparentemente não os vive. Os mandamentos, então, são deslocados da finalidade de nossa realização e passam a ser instrumentos de opressão de algumas pessoas sobre as outras. É isso que Jesus denuncia no evangelho de Marcos (7, 1-8. 14-15. 21-23): “Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens” […] “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”.
Então, como viver corretamente os mandamentos e praticar a religião de um modo saudável? A resposta está na segunda leitura, de Tiago (1, 17-18. 21b-22. 27): “a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai, é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo”. Aqui está o segredo: assistir os órfãos e as viúvas significa que o ser humano está no centro, o mandamento é para o bem de todos. Não se deixar contaminar pelo mundo é não cair na exterioridade e no formalismo, pois a verdadeira prática dos mandamentos começa no coração. É no coração que nascem as boas e as más intenções, e é lá que o mandamento deve fazer sua morada, antes mesmo de ser praticado.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO
27.08.2021 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral *
19h – Terço na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
28.08.2021 – Sábado
17h – Missa na Catedral com Desperta Jovem*
19h – Missa na Com. Santo Antônio com Profissão de Fé
29.08.2021 – Domingo
7h- Missa na Catedral
9h – Missa na Catedral**
18h – Missa na Catedral
30.08.2021 – Segunda-feira
20h – Terço Interativo na Com. Nª Sra. das Graças **
31.08.2021 – Terça-feira
18h30 –Missa na Catedral com benção da saúde*
19h30 – Formação para Equipes de Liturgia no Salão paroquial
1.09.2021 – Quarta-feira
18h30 –Missa na Catedral *
19h30 – Reunião de Catequistas no Centro Catequético
20h – Grupo de Oração na Catedral*
2.09.2021 – Quinta-feira
18h30 –Missa na Catedral*
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário
19h30 – Reunião de Ministros no Centro Catequético
19h30 – Graça no Ventre – Encontro para Gestantes na catedral.
* com transmissão ao vivo via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América Am 1270 e YouTube – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.
LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida.
Manter o distanciamento na igreja;
Estar durante a missa com máscara;
Higienizar as mãos com álcool gel.