Chegamos à celebração do nascimento de Jesus no meio de nós. O prologo do Evangelho de São João nos apresenta que a “Palavra” veio ao encontro dos homens, fez-Se “carne” (pessoa). João identifica claramente a “Palavra” com Jesus, o “Filho único, cheio de amor e de verdade”, que veio ao encontro do homem. Nessa pessoa (Jesus), “cheio de amor e de verdade”, podemos contemplar o projeto ideal de homem, o homem que nos é proposto como modelo por Deus, a meta final da criação de Deus.Essa “Palavra” “montou a sua tenda no meio de nós”. A “tenda de Deus”, o lugar onde Ele habita no meio dos homens, é o homem/Jesus. Quem quiser encontrar Deus e receber d’Ele vida em plenitude (salvação), é para Jesus que se tem de voltar.
A função dessa “Palavra” está ligada ao binômio vida/luz: comunicar ao homem vida em plenitude; ou, por outras palavras, trata-se de acender a luz que ilumina o caminho do homem, possibilitando-lhe encontrar a vida verdadeira, a vida plena, livre, total.Jesus Cristo vai, no entanto, deparar-Se com a oposição à vida/luz que Ele traz. Recusar a vida/luz significa preferir continuar a caminhar nas trevas (na mentira, na escravidão), independentemente de Deus; significa recusar chegar a ser homem pleno, criação acabada.
Mas o acolhimento da “Palavra” implica a participação na vida de Deus. João diz mesmo que acolher a “Palavra” significa tornar-se “filho de Deus”. A transformação da “Palavra” em “carne” (em menino do presépio de Belém) é a espantosa aventura de um Deus que ama e que, por amor, aceita revestir-Se da nossa fragilidade para nos dar vida em plenitude. Neste dia, somos convidados a contemplar, numa atitude de serena adoração, esse incrível passo de Deus, expressão extrema de um amor sem limites.
Acolher a “Palavra” é deixar que Jesus nos transforme, nos dê a vida plena, a fim de nos tornarmos verdadeiramente “filhos de Deus”. O presépio que hoje contemplamos é, apenas, um quadro bonito e terno, ou uma interpelação a acolher a “Palavra”, de forma a crescermos até à dimensão do homem novo?
Hoje, como ontem, a “Palavra” continua a confrontar-se com os sistemas geradores de morte e a procurar eliminar na origem tudo o que rouba a vida plena e a felicidade do homem. Sensíveis à “Palavra”, embarcados na mesma aventura de Jesus – a “Palavra” viva de Deus – como nos situamos diante de tudo aquilo que rouba a vida ao homem? Podemos pactuar com a mentira, o oportunismo, a corrupção, a violência, a exploração dos pobres, a miséria, as limitações aos direitos do homem, a destruição da dignidade dos mais fracos?
Santo e abençoado Natal e Próspero Ano novo!
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
24.12.2021 – Sexta-feira – véspera de Natal
15h30 – Missa na Com. Pinheiros
17h– Missa na Com. Santos Reis
17h– Missa na Com.Nª Sra. dos Navegantes
17h– Missa na Com.Nª Sra. do Rosário
18h30– Missa na Com.Espírito Santo
18h30– Missa na Com. Santo Antônio
18h30– Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
20h– Missa na Catedral**
20h– Missa na Com.Nª Sra.Aparecida
20h– Missa na Com. São José do Maratá
25.12.2021 – Sábado – Natal
07h– Missa naCatedral
8h30– Missa na Com.Bom Pastor
8h30– Missa na Com.Santo Alberto Magno
9h– Missa na Catedral **
10h– Missa na Com.Nª Sra. das Graças
10h– Missa na Com.Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h– Missa na Catedral
26.12.2021 – Domingo
7h- Missa na Catedral
9h – Missa na Catedral**
18h – Missana Catedral
27.12.2021 – Segunda-feira
20h – Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
28.12.2021 – Terça-feira
18h30 –Missa na Catedral com benção da saúde
29.12.2021 – Quarta-feira
18h30 –Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na catedral
30.12.2021 – Quinta-feira
18h30 –Missa na Catedral
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário
• Somente as missas das 9h aos domingos estão sendo transmitidas pelas redes sociais;
** com transmissão ao vivo via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YouTube – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.