A Libertação está próxima?

Estamos no 4º Domingo do Advento. O Evangelho(Lc 1,39-45) que nos é proposto faz parte do chamado “Evangelho da Infância”. Os estudos atuais indicam ser um gênero literário especial, que se pode chamar “homologese”: é um gênero que não pretende ser um relato fidedigno sobre acontecimentos, mas antes uma catequese destinada a proclamar as realidades salvíficas que a fé prega sobre Jesus (que Ele é o Messias, o Filho de Deus, o Deus conosco). É esta mistura de elementos que podemos encontrar no Evangelho deste domingo: mais do que uma informação “jornalística” sobre fatos concretos, trata-se de uma catequese sobre Jesus, feita a partir de um conjunto de referências tiradas da mensagem e das promessas do Antigo Testamento.

A presença de Jesus neste mundo é, claramente, a concretização das promessas de salvação e de libertação feitas por Deus ao seu Povo. Com Jesus, anuncia-se a eliminação da opressão, da injustiça, de tudo aquilo que rouba e que limita a vida e a felicidade dos homens. Jesus, ao “nascer” entre nós, tem por missão propor um mundo onde a justiça, os direitos humanos, a dignidade, a vida e a felicidade das pessoas são absolutamente respeitados. Dizer que Jesus, hoje, nasce no nosso mundo significa propor esta mensagem libertadora e salvadora.

Nós, que somos no mundo o rosto vivo de Jesus, propomos esta boa notícia? Os pobres, os que sofrem, todos os que são vítimas de opressão e suspiram ansiosamente por um mundo novo encontram no nosso anúncio esta proposta? Esta mensagem libertadora é a nossa proposta fundamental, ou dispersamo-nos em propostas laterais, que dizem muito pouco acerca do essencial?

O “estremecimento” de alegria de João Batista no seio de Isabel é o sinal de que o mundo espera com ânsia uma proposta verdadeiramente libertadora. Nós, os cristãos, somos verdadeiramente o veículo desta mensagem?

A proposta libertadora de Deus para os homens alcança o mundo através da fragilidade de uma mulher (recordar o contexto social de uma sociedade patriarcal, onde a mulher pertence à classe dos que não gozam de todos os direitos civis e religiosos) que aceita dizer “sim” a Deus. É necessário ter consciência de que é através dos nossos limites e da nossa fragilidade que Deus alcança os homens e propõe o seu projeto ao mundo.

Maria, após ter conhecimento de que vai acolher Jesus no seu seio, parte ao encontro de Isabel e fica com ela, solidária com ela, até ao nascimento de João. Temos consciência de que acolher Jesus é estar atento às necessidades dos irmãos, partir ao seu encontro, partilhar com eles a nossa amizade e ser solidário com as suas necessidades?
Pe. Diego Knecht

PROGRAMAÇÃO
17.12.2021 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral
19h – Terço na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
19h30 – Ordenação Presbiteral do diác. Érick Lopes Vicari em Taquari
18.12.2021 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosário
16h – Missa na Com. Pinheiros
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Navegantes
19h – Missa na Com. Santo Antônio
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria com confissões
19.12.2021 – Domingo
7h- Missa na Catedral
8h30 – Missa na Com. Bom Pastor
9h – Missa na Catedral**
10h – Missa na Com. Nª Sra.das Graças
18h – Missa na Catedral
19h – Posse do Pe. João Vitor na Paróquia Sagrado Coração de Jesus na Timbaúva;
20.12.2021 – Segunda-feira
20h – Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
21.12.2021 – Terça-feira
18h30 –Missa na Catedral com benção da saúde e confissões
22.12.2021 – Quarta-feira
18h30 –Missa na Catedral com confissões
20h – Grupo de Oração na catedral
23.12.2021 – Quinta-feira
18h30 –Missa na Catedral
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário

CONFISSÕES na Catedral todos os dias: manhã: 8h30 até 11h30. Tarde: 14h até 19h30.
SOMENTE as missas das 9h aos domingos estão sendo transmitidas pelas redes sociais;
** Com transmissão ao vivo via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YouTube – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques