“Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei, antes, aquele que pode lançar corpo e alma na Geena – inferno” (Mt 10,28). Três vezes no Evangelho deste domingo aparece a expressão “não tenhais medo”. Sinal de que nas primeiras Comunidades dos seguidores de Jesus o medo era um problema sério. Medo de anunciar e viver o Evangelho de Jesus e assumir as consequências que isso comportava: conflito, perseguições e mortes.
Os seguidores de Jesus, no entanto, pela força do Batismo e do Espírito que nos santifica, temos a missão de proclamar ao mundo toda boa notícia de que Deus nos transformou em filhos e assim nos quer sempre, vivendo como irmãos. Testemunhar a boa notícia de Deus para o mundo significa mostrar com a própria vida que os mesmos sentimentos e atitudes de Jesus estão também em nós, proclamando o Evangelho com a vida e, ainda que menos importante, também com as palavras.
De que maneira estamos nos encarregando desta missão? De qualquer jeito? Com amor? Com medo? Confiantes em Deus? Eis que João Evangelista nos deixou escrito a respeito: “No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor (1Jo 4,18)”. Em outra ocasião, Ele nos disse que o próprio Espírito Santo nos assistirá na hora de falar: “gravai bem no vosso espírito; não prepareis a vossa defesa, porque eu vos darei uma palavra de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários” (Lc 21,14-15).
“Declarar-se por Jesus” significa não cair no relativismo em que tudo é possível e tudo dá no mesmo. O testemunho Cristão exige a coragem profética de denunciar tudo o que está em desacordo com os princípios que o Mestre nos deixou. Princípios como o da misericórdia, da fraternidade, da vida defendida sempre, da justiça do Reino… E isso sem cair no fanatismo e na intolerância, mesmo porque o testemunho Cristão é uma oferta gratuita, não uma imposição. Finalmente, nosso Senhor nos dá um exemplo maravilhoso de seu cuidado por nós: “não se vendem dois passarinhos por uns trocados? No entanto, nenhum deles cai por terra sem a vontade do Pai do Céu… Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós” (Mt 10,29-31).
Tenho consciência dos cuidados do Senhor por mim e isso aumenta a minha confiança Nele? É com humildade que me dirijo ao Senhor?
Pe. Luciano Royer
Missas na matriz:
Sábado 19h | Domingo 8h30 e 19h | Quarta-Feira 19h (As missas transmitidas pelo Facebook na quarta-feira, 19h, e no sábado 19h