Entre todas as semanas do ano, para os cristãos a próxima é a de maior relevância, pois vivenciamos o centro de toda a nossa fé e de toda caminhada da Igreja. Iniciamos a semana santa que faz memória e atualiza a centralidade de tudo aquilo que fazemos, vivemos e vivenciamos sob o prisma da fé durante o Ano Litúrgico, isto é, o Mistério Pascal de Jesus Cristo.
Apesar de ter toda sua importância, a semana será mais plena se a vivermos com intensidade, participando das celebrações, mesmo que em nossos lares por meio das redes sociais, as quais são variadas, mas todas com um mesmo cunho, onde podemos acompanhar Jesus nos seus últimos atos aqui na terra. Iniciamos com a celebração “do domingo de ramos da paixão do Senhor”. Nela contemplamos os dois aspectos que marcam as pessoas diante de Jesus. Se por um lado, Ele é aclamado com “hosanas”, por outro é rejeitado pelos poderes vigentes da época, os quais não aceitam a proposta do Mestre.
Acompanhar Jesus rumo à Jerusalém é colocar-se numa atitude de discípulo, onde somos “provocados” a tomarmos uma decisão: aceitar ou recusar o Senhor. Ao aceitá-lo é preciso também ter ciência de que o caminho do mestre não será fácil, de glórias, conquistas múltiplas, mas um caminho que leva à entrega total de sua vida. São Paulo nos exorta a termos em nós os mesmos sentimentos de Cristo, que mesmo existindo em condição divina, não fez uso de sua divindade, mas fez a experiência da “kênosis”, do rebaixamento e da humilhação em favor da humanidade.
Contudo, se o caminho de Jesus é tortuoso e sofrido pela cruz, ao mesmo tempo é um caminho de vitória, pois sabemos pela fé que com Cristo seremos vitoriosos. Por isto, o símbolo tão significativo dos ramos, sinal da vitória daqueles que lutam com Ele e como Ele, em favor da vida e da dignidade humana. Ser cristão é ser discípulo, colocando-se junto com Jesus no seu trajeto rumo à entrega total de sua vida ao Pai. Ser cristão é assumir o projeto e a vida de nosso mestre.
Não deixemos de vivenciar esta semana. São oito dias de intensidade, cheios de graça e vitalidade para nossa fé. Estar ao lado de Jesus nesta hora é saber também que Ele está ao nosso lado em todos os momentos. Abençoada semana santa a todos e todas.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Sexta-feira – 26/03 – 18h – via-sacra
Sábado 27/03 – com benção de Ramos
16h30 – Comunidade N. Sra. Aparecida – Assentamento
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz
Domingo 28/03 – com benção de ramos
8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz
10h – Comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz
Quarta-feira – 31/03 | 19h – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz
Programação do Tríduo Pascal – comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz
1/04 – 20h – missa vespertina da “Ceia do Senhor”
2/04 – 15h – celebração da paixão do Senhor
3/04 – 19h – Vigília Pascal