Um novo dia

Um novo dia, uma nova realidade, uma nova esperança. Assim que podemos definir ou determinar a experiência feita pelos apóstólos no dia de Pentecostes. A descida ou o envio do Espírito Santo sobre a comunidade reunida é uma revolução na vida desses homens, pois lembramos de tudo que viveram e como tiveram dificuldades para compreender, acolher e testemunhar o projeto de Jesus.
O maior desafio que se colocou na vida dos apóstolos foi a expectativa pessoal em relação à proposta do mestre. Inúmeras vezes as ideias não se encontraram, pois a esperança apóstólica tão somente humana não entrava em concordância com o anúncio do Reino. Houve vários momentos em que Jesus teve que se aproximar, reorganizar a comunidade, relembrar os valores e a esperança do Reino. E deixava dito: “virá o espírito da verdade que vos ensinará toda a verdade”.
Na festa da Ascensão, celebramos Jesus que volta ao Pai e deixa à Igreja a missão de testemunhar o evangelho. Neste domingo, no evangelho, Jesus confirma esse envio, tornando-os aptos para a missão em nome do Senhor. Não se iniciará uma nova evangelziação, mas o trabalho será continuação daquilo que Jesus ensinou e fez. Durante a vida, Jesus foi formando os discípulos e, agora, mediante o envio do Espírito Santo, Ele os confirma para o trabalho.
Como ainda hoje somos capazes de levar adiante essa responsabilidade missionária? Sabemos que somos frágeis, temos medos, inseguranças, nos sentimos incapazes, fracos. Por isso, uma imagem muito simbólica, mas cheia de riqueza para nossa compreensão, é a imagem do BARRO, como nos lembra a figura de Adão. Foi do barro que Deus fez o homem, soprou em suas narinas e deu-lhe o sopro de vida. Assim somos nós, muito fracos e quebradiços como “barro”, mas animados e vivificados pelo Espírito de Deus, que nos anima, fortalece, encoraja e envia para anunciar a paz e a esperança aos nossos irmãos.
Portanto, peçamos ao Senhor que envie sempre sobre nossa realidade humana o seu espírito. Que nossa fraqueza seja convertida em vida, em sonhos, ousadia e audácia para sermos a Igreja viva do Senhor. Sem essa presença acalentadora do Espírito, não seremos nada neste mundo de pouco espírito e muito material.
“Vem Espírito santo vem, vem iluminar”.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

Programação:

01/06 – 14h – encontro dos idosos no salão paroquial
19h – missa na associação do bairro Cinco de Maio
02/06 – 16h – encontro do AO e hora santa
17h – adoração ao Santíssimo
18h – missa da primeira sexta-feira do mês
19h – reunião da Pastoral do Dízimo
03/06 – 15h30 – missa na comunidade Três Santos Mártires – Passo da Amora
16h30 – encontro do CLJ no salão paroquial
17h – encontro dos coroinhas
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – trazer velas para a vigília de Pentecostes
04/06 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
8h30 – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – missa na comunidade N. Sra. da Glória – Germano Henke
10h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi c/ 1ª eucaristia
15h – ordenação episcopal de D. Carlos na catedral de Pelotas
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
06/06 – 15h – encontro das zeladoras de capelinhas
19h30 – estudo bílbico c/ Pe. Luciano Motti
07/06 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo
20h30 – reunião do CPP no salão paroquial

Últimas Notícias

Destaques