Tendo celebrado o nascimento do menino Deus, a Igreja na sua liturgia vivencia o período chamado de “Tempo do Natal”. Neste mesmo algumas celebrações nos ajudam a compreender mais profundamente o mistério celebrado, mergulhando profundamente na infinita bondade de Deus, manifestada na humildade da manjedoura.
Neste fim de semana a Igreja lembra a Sagrada Família, festa que ajuda a percebermos que o nascimento de Jesus aconteceu numa história concreta. Contra os céticos e duvidosos, que podem crer num deus artificial e desumano, a palavra nos mostrará que aconteceu um fato real e autêntico, o qual mudou radicalmente a história da humanidade. Com a participação humana, na acolhida e no amor, Deus assume a nossa humanidade, elevando-a a uma dignidade peculiar, pois o que havíamos perdido no paraíso, foi agora recuperado no presépio.
José e Maria são igualmente sinais para todas as famílias, pois o sim dado por eles gerou muitas situações difíceis e desafiadoras, mas nem por isso deixaram de cumprir com a lei e os desígnios do Senhor. Muitas famílias hodiernas já não conseguem assumir o compromisso e o comprometimento para com o outro, relativizando e banalizando os relacionamentos, transformando-os em conveniências e descompromissados.
A mesma festa dá também o sentido do amor e do apreço que Deus tem para com a família humana. Ele próprio, mesmo sendo Deus, quis um lar para habitar, o que mostra que os lares são um espaço muito especial de amor e cuidado para com a vida. Quando falamos na participação de José e Maria no projeto e desígnio salvador, entendemos que o Senhor jamais fará algo pelos homens sem a participação dos mesmos. A vida é dom e iniciativa divina, Ele dá o primeiro passo ao encontro da humanidade, mas espera pela resposta humana, onde os homens aceitam e participam do sonho divino de salvação da humanidade.
Portanto, dentro do espírito de Natal, rezemos pelas famílias. Lembramos de tantas que lutam arduamente para educar, oferecer e mostrar aos filhos uma vida de sonhos e esperanças. Sem a presença do menino Jesus nos lares, muito mais difícil será a família encontrar a paz desejada e um rumo para sua história.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Timbaúva
PROGRAMAÇÃO
28/12 – 19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
29/12 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
31/12 – 19h30 – missa de fim de ano na com. São Pedro e São Paulo
01/01 – 19h30 – missa de início de ano na com. São Pedro e São Paulo
Nas comunidades não haverá nenhuma celebração, mas convidamos a todos para a missa de posse do pároco.
POSSE DO Pe. LUCIANO ROYER – ocorre neste domingo, na missa das 19h, a apresentação e a posse do Pe. Luciano Royer como pároco da paróquia da Timbaúva. A comunidade toda é convidada a vir e acolher o novo padre na paróquia. Após a missa será feita uma confraternização no salão paroquial. Para tanto, convidamos a trazerem um prato para ser partilhado.