Somos novas criaturas!

No primeiro dia da semana, bem de manhã cedo, há longínquos 2000 anos, a humanidade recebeu a maior das notícias: “Jesus ressuscitou”. Uma boa-nova que ressoa na vida dos apóstolos de tal forma que não pode ser crido, mas é real. A promessa se cumpre, pois como havia prometido a eles, Jesus ressuscita para se cumprir as escrituras.

O maior acontecimento da fé cristã nos envolve de maneira plena, pois faz de nós novas criaturas, mergulhados e banhados em Cristo. As coisas antigas passaram, renascemos de novo, e vamos caminhando na alegria de não sermos mais marcados pela morte, mas sim proclamadores da vitória em Jesus Cristo.

Celebrar a Páscoa não é um dia, mas é uma vida. Celebrar é fazer memória, é atualizar o grande mistério de nossa vida. Como cristãos só podemos viver autenticamente a experiência de crer em Deus, a partir do mistério que envolve a pessoa de Jesus Cristo. Diante da vivência da paixão, morte e ressurreição do Senhor, entendemos o sentido de nossa história, pois tudo é iluminado pela luz da ressurreição.

A Palavra de Deus orienta a caminhada cristã. A partir dela que a cruz ganha sentido, saindo do absurdo do sofrimento, para tornar-se sinal de libertação e salvação, a partir de Cristo. Pelas promessas conforme a escritura, Jesus ressuscita. Esse evento faz mudar toda a perspectiva humana, pois sem esse fato, seríamos, como dizem alguns filósofos, fadados ao sem sentido, ou seja, vivos para morrer.

Viver a Páscoa é fazer desse acontecimento uma nova possibilidade de vida. Se os judeus fizeram a experiência do Êxodo, da escravidão para a liberdade na terra prometida, assim fazemos a experiência de não mais sermos presos ao pecado e a morte, mas libertos para a vida fundada na esperança de eternidade.

Portanto, vivamos a experiência da liberdade. Ela nasce desde Aquele que nos ama sem medidas, fazendo-nos participar de sua plenitude. Ser livre é ser capaz de servir, como Cristo nos amou até o fim, mostrando-se um ser totalmente livre diante da vontade do Pai. Somos novas criaturas, nas quais ressoa e brilha a luz do Senhor, que ilumina as trevas de nossa vida. “Aleluia, o Senhor ressuscitou”.

Pe. Ricardo Nienov – Pároco e Pe. Genico Schneider – Vigário paroquial

SEMANA SANTA

A grande semana da fé cristã. Queremos celebrar com muita fé e intensidade o mistério central de nossa fé, o “Mistério Pascal”. Abaixo a programação e os horários:
12/04 – 19h – missa do crisma na Catedral São João Batista
13/04 – 20h – missa vespertina da “Ceia do Senhor” – comunidade São Pedro e São Paulo
14/04 – 15h – celebração da paixão do Senhor – comunidade São Pedro e São Paulo
20h – procissão do “Senhor Morto” – com início ao lado da igreja da Timbaúva (trazer velas)
15/04 – 19h – Vigília Pascal na comunidade São Pedro e São Paulo (trazer velas)
16/04 – 8h30 – missa de Páscoa na comunidade São Pedro e São Paulo c/ batizados
8h30 – missa de Páscoa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi
10h – missa na comunidade N. Sra. Glória – Germano Henke
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube c/ batizado
19h – missa de Páscoa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
17/04 – 18h45 – preparação da liturgia do fim de semana
19h30 – 3º encontro de catequese com os pais
18/04 – 19h – missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac
20h – ULTREYA do MCC – salão paroquial
19/04 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva

Últimas Notícias

Destaques