O centro da liturgia da palavra deste final de semana é a inauguração do Ministério de Jesus na Galiléia, conforme o relato de São Mateus. Este acontecimento compreende o início do anúncio do Reino dos Céus, com a exigência de conversão, o chamado dos primeiros discípulos como colaboradores da sua missão e pequena síntese de sua atividade libertadora.
Sempre atento em confrontar os fatos da vida de Jesus com que os profetas haviam predito do Messias, São Mateus, ao iniciar a narração da atividade apostólica do Senhor, cita uma profecia de Isaías acerca da “região de Zabulon e de Neftali”, onde habitava o Mestre naquele tempo. “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e a luz apareceu aos que se assentavam na região sombria da morte” (Mt 4,16). Viu Mateus esta profecia com outros olhos, uma nova realidade. A luz que ilumina a Galiléia e de lá se difunde em todo o mundo é Cristo; Mateus o conheceu, seguiu, e ouviu, e quer transmitir esta Boa Nova à terra inteira. Jesus convida Pedro, André, Tiago e João como anunciadores do Reino de Deus e colaboradores do seu ministério que vai se estender até a Judéia. “Vinde após mim, e eu farei de vós pescadores de homens. Imediatamente, deixando suas redes, seguiram-no” (Mt 19,20). A resposta é imediata e largam rede, pai, barca e seguiram-no.
O Reino dos céus, no entanto, pode ser ofuscado e deixar de brilhar como luz quando nas Comunidades há divisões e rivalidades. Isso ocorre quando Cristo deixa de ser o centro da vida das pessoas e das Comunidades. Fica o alerta: Saibamos trabalhar a unidade entre os membros da comunidade como critério de pertença a Jesus e à igreja.
Pe. Luciano Royer
Missa nas Comunidades
25/01/2020 – 18h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Assentamento
19h Comunidade Matriz São Pedro e São Paulo
26/01/2020 – 08h30 Comunidade Matriz São Pedro e São Paulo
10h Comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h Comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
19h Comunidade Matriz São Pedro e São Paulo
29/01/2020 – 19h30 Comunidade Matriz São Pedro e São Paulo
31/01/2020 – 16h Casa de Amparo Mão de Deus
19h30 Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Assentamento