Santidade: a grande alegria de nossa vida!

Neste domingo a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei do Universo e com ela encerra-se o ano litúrgico. A liturgia desta solenidade chama-nos a dirigir o olhar ao futuro, ou melhor, em profundidade para a meta última da história que será o reino definitivo e eterno de Cristo. Nos últimos domingos os textos da missa vinham salientando a temática do fim dos tempos, temas que lidos sem o olhar da fé nos assustam, mas que quando confrontados com e pela fé são causadores de grande alegria. A fé católica nos leva a crer na vida eterna, isto é, uma vida para além deste mundo, a qual viveremos na plena presença de Deus.

No salmo deste fim de semana, o salmista canta “Quanta alegria e felicidade: vamos a casa do Senhor”, isto é, proclama a alegria e a felicidade da certeza dada pela fé que após a morte vamos voltar para a casa de Deus. Acredito que para compreendermos tal alegria devemos ir um pouco mais além, entender o que significa voltar para a casa de Deus. A grande graça que buscamos durante nossa vida, mas que, no entanto, só será alcançada depois da vida é a santidade e, é aí que se encontra toda a alegria do fim de nossas vidas e da volta do Senhor no fim dos tempos, pois como já mencionado a santidade é uma graça que só poderemos alcançar depois de nossa Páscoa definitiva. É interessante pensar que nossa vida consiste em buscar tal graça, em viver em virtude de sermos dignos da santidade, mas que esta graça só nos será dada quando estivermos na eternidade.

Não quero dizer que não há tristeza na morte, há também e deve ser respeitada. Entretanto, a tristeza só existe para os que continuam neste mundo, visto que a santidade é para cada um uma graça individual que somente eu posso buscar para mim e no exemplo tentar inspirar que os outros a busquem também.
Por fim, Paulo nos diz na segunda leitura: “com alegria daí graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos”, nisto consiste a alegria terrena de nossas vidas, sabermos que como tantos Santos e Santas da Igreja, também nós podemos ser Santos, pois Deus em seu infinito amor nos deu a vida para que por ela mereçamos ser santos. Ele pela morte de Cristo nos libertou do pecado e da morte e nos congrega na Igreja que é corpo e que tem por cabeça o Cristo, o qual guia a Igreja na história rumo a Pátria Celeste junto ao Pai.

A todos um abençoado Advento!A esperança da vinda de Cristo seja para nós uma grande alegria e que nos faça exultar em nossa fé.

– André Diel Corrêa, Seminarista

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL
18/nov – Sex:18h:30 Missa na Comunidade Santa Rita
19h30 Pastoral Carcerária no semi aberto.
19/nov – Sáb: 15h30 Missa na Comunidade Três Santos Mártires
17h Missa na Comunidade São Pedro (Potreiro Grande)
19h Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
20/nov – Dom: 08h30 Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
10h Missa na comunidade Nossa Senhora da Glória (Germano)
17h Reunião do CLJ
19h Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
22/nov – Ter: Atendimento na Cáritas a partir das 08h.
12h15 Missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus (Tanac).
16h Celebração no Hospital Montenegro
19h Formação Litúrgica com Padre Adilson
23/nov – Qua:19h Missana comunidade São Pedro e São Paulo(Matriz).
20h Ensaio de musica aberto para todos na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
24/nov – Qui: 18h:30Celebração na Crer São Francisco

Últimas Notícias

Destaques