Reflexão para o 3º Domingo do Tempo do Advento – 11/12/2022

Neste domingo do “Gaudete”, reaparece a figura de João Batista. O Evangelho se divide em duas partes. Na primeira, há a dúvida de João e a certeza de Jesus. Na segunda, Jesus elogia João Batista. João é mais que um profeta. Pelo seu estilo de vida, preparou e anunciou a chegada do reino de Deus, na Pessoa e na palavra de Jesus de Nazaré. O Batista havia anunciado o juízo divino decisivo e implacável, “o machado está posto à raiz(…)”. O Messias já “está com a pá em sua mão” e batizará com fogo (Mt 3,1-12 – domingo passado). À dúvida e à pergunta de João, Jesus apresenta as obras do Messias anunciadas pelo Profeta Isaías (primeira leitura). O Cristo se mostra solidário aos pobres e pecadores. Propõe, não impõe, a solidariedade como solução para os graves problemas e para as dificuldades humanas.

Fez-se solidário aos humanos em suas angústias, sofrimentos e misérias, para que as pessoas fossem solidárias umas às outras. Jesus não sugeriu nenhum regime político e econômico, praticou e anunciou a solidariedade como solução. Nenhuma realidade humana será capaz de fomentar a paz e a vida digna, se não tomada pela solidariedade. O Evangelista registrou a “incerteza” de João, não para condená-lo, mas para estimular os discípulos de sempre a aceitar que “a salvação é acolher aquele que vem assim como se revela, não como nós queremos”. “A Igreja deve questionar as próprias certezas, sem confundi-las com a verdade de Deus, Ele, para a nossa sorte, cumpre suas promessas e não as nossas expectativas” (Silvano Fausti. Uma comunidade lê o Evangelho de Mateus, p. 251-252).

Reflexão extraída do livro: Igreja em Oração – Nossa missa no dia a dia. Ano VIII – nº 96 – edições CNBB.

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL
09/12 – Sex:18h:30 Missa na Comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
19h30 Pastoral Carcerária no semi aberto.
10/12 – Sáb: 15h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Assentamento
17h – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Muda Boi
19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
11/12 – Dom: 08h30– Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
10h – Missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz) – Com imposição das vestes dos Coroinhas.
13/12 – Ter: Atendimento na Cáritas a partir das 08h.
12h15 Missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus (Tanac).
14/12 – Qua: 19h – Celebração Penitencial na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz). Com oportunidade de Confissão individual!

Últimas Notícias

Destaques