O Evangelho deste domingo conta que Jesus aparece a seus discípulos que ainda estão apavorados com a repressão que havia caído sobre o Mestre e seus seguidores. Na aparição, Jesus lhes fala três vezes de paz. Depois, envia-os a continuarem a missão de anunciar a misericórdia de Deus e lhes concede o Espírito Santo, para torná-los capazes de viverem esse compromisso. Finalmente, recupera a fé do mais incrédulo, Tomé.
O tempo da Páscoa quer ajudar-nos a recuperar a confiança no ser humano e a construir relações de paz, superando a intolerância e a falta de diálogo. Somos convidados a superar as frustrações, os temores, os ressentimentos e sentimentos de culpa. As cruzes da história não podem ter a última palavra. Com Jesus ressuscitado, somos desafiados a crer novamente na vida, no trabalho de organização da solidariedade, no diálogo e da superação da violência, na paz e no ser humano.
Quem vai levar adiante esse projeto não somos apenas nós cristãos, mas todos os seres humanos de bem. Porém isso é um compromisso particular daqueles que aprenderam com Jesus os verdadeiros caminhos da misericórdia e da paz. O Cristo ressuscitado envia os discípulos para continuarem a missão que era a dele.
A repressão sofrida por Jesus faz os discípulos ficarem com medo e vergonha, mas essa crise acaba sendo superada. Jesus ressuscitado encoraja seus discípulos que retomam a construção das bases de uma verdadeira paz. Organizam novas relações, relações de participação e de partilha – como mostra a primeira leitura deste domingo. E eles se refazem na fé, encorajando-se uns aos outros.
Que no domingo da divina misericórdia sejamos todos renovados pela presença de Jesus glorificado em nossas comunidades e renovemos a missão de cultivar a paz em nossos caminhos.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Sábado 10 de abril
16h30 – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Assentamento)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz
Domingo de Páscoa – 11 de abril
08h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz
10h – Comunidade Santo Antônio (Aeroclube)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz
Quarta-feira – 14 de abril
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz